fbpx

Páscoa: redução de acidentes nas estradas federais da Bahia

Sete pessoas morreram e 57 ficaram feridas em casos no feriadão.
Números foram comparados ao mesmo período de 2015, diz PRF. 

PRF realiza 'Operação Fim de Ano 2014' até dia 4 de janeiro (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Operação Semana Santa foi feita de 24 a 27 de
março (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF) divulgou nesta segunda-feira (28) o balanço da Operação Semana Santa, realizada nas estradas federais que cortam a Bahia, entre os dias 24 e 27 de março.

De acordo com a PRF, no período do feriadão foram registrados 58 acidentes, com 57 pessoas feridas e sete mortes. Os números foram menores do que os registrados no mesmo feriado em 2015, e representam uma redução de 53% nos acidentes, 34% no número de feridos e 42% no número de mortos.

A PRF informou que os dados deste ano, se comparados aos registrados no feriado da Semana Santa em 2015, em números relativos à frota, apontam reduções ainda maiores, com diminuição de -55% em números de acidentes, queda de -36% em quantidade de pessoas que ficaram feridas e redução de -44% em número de pessoas que morreram em todo estado.

Principais ocorrências
A Polícia Rodoviária Federal destacou que os três acidentes graves, que ocorreram na estradas federais que cortam a Bahia, e que provocaram sete mortes, foram causados por fatores como imprudência, inabilidade, falta de cuidado e o desrespeito às Leis de Trânsito.

Cinco pessoas morreram depois de colisão entre dois carros na BR-324 (Foto: Gobyrios.com)Cinco pessoas morreram depois de colisão
entre dois carros na BR-324 (Foto: Gobyrios.com)

Um deles aconteceu na quinta-feira (24), na BR-324, altura do município de Riachão do Jacuípe. Cinco pessoas morreram e uma ficou ferida. Os outros dois acidentes com mortes no período do feriado foram registrados na BR-101 e na BR-116.

A PRF informou que durante a operação, foram fiscalizados 8.107 veículos e 8.833 pessoas foram abordadas, o que resultou em 2.009 autuações.

Segundo dados divulgados pela PRF, de 24 a 27 de março 2.958 condutores fizeram testes com etilômetro. Desses, 78 foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40. Cinco deles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária por crime de embriaguez no trânsito.

Outras ocorrências de relevância destacadas pela PRF foram as ultrapassagens, que tiveram 608 registros. O excesso de velocidade, 2.379 imagens de veículos acima da velocidade permitida foram registradas por radares da PRF. Cento e setenta e nove pessoas foram autuadas por não usarem o cinto de segurança. E 60 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 142 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) recolhidos por diversas irregularidades.