fbpx

Saúde promove Semana de Prevenção à Sifilis

Semana de Prevenção à Sífilis acontece de 18 a 21 de outubro em Vitória da Conquista
Programação prevê palestras, panfletagem e realização de  testes rápidos da doença
Pela 11ª vez consecutiva no Brasil, o dia 15 de outubro foi dedicado ao Dia Nacional de Combate à Sífilis. Em Vitória da Conquista, as ações referentes à passagem da data serão realizadas entre os dias 18 e 21, por meio da Semana de Prevenção à Sífilis.
A programação prevê blitze educativas no centro da cidade, mais precisamente, na praça Barão do Rio Branco, no semáforo entre o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, com distribuição de material informativo sobre a sífilis.
Simultaneamente, durante o período, um estande estará montado em frente ao Centro Municipal de Atenção e Apoio à Vida dr. David Capistrano Filho (Caav). Ali, na praça João Gonçalves, s/n, Centro, qualquer pessoa poderá fazer o teste rápido de sífilis.
O mesmo teste também estará disponível nas unidades de saúde do município, nas quais serão ministradas palestras sobre a doença. A realização de palestra e a oferta de testes rápidos também estão previstas para o Presídio Nilton Gonçalves, na terça, 18.
A doença – A sífilis é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida por via sexual – sífilis adquirida – ou de mãe para filho, conhecida como sífilis congênita. O tratamento é feito através do uso da penicilina. Mas, embora o tratamento seja de baixo custo e esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a doença ainda é tida como um grave problema de saúde pública – especialmente no que diz respeito à sífilis em gestantes, cujas consequências podem ser abortamento, óbito fetal, morte neonatal ou nascimento de crianças com sífilis.