fbpx

Vereadores cobram mais investimentos no abastecimento de água de Conquista

 

ASCOM CÂMARA

A falta d’água é a melhor forma de se fazer a política no Brasil foram os principais temas debatidos entre os parlamentares na manhã dessa sexta-feira (16), durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC).

O vereador Ademir Abreu (PT) informou que, no próximo dia 28 de setembro, o Ministério Público (MP) vai realizar uma reunião para discutir a reformulação do código ambiental do município. Sob o comando da promotora Karina Cherubini, devem se reunir a Prefeitura Municipal, Câmara, Inema, Embasa e outras entidades. Segundo o edil, a proposta de reformulação do código é uma resposta da Prefeitura à provocação do MP que cobra a regulação do consumo de água em Conquista. Ademir ressaltou que se trata de uma importante discussão, sobretudo no contexto de racionamento de água e depredação dos mananciais de água do município.

O vereador Edjaime Rosa-Bibia (PMDB) lamentou a falta de água na cidade de Vitória da Conquista, que segundo ele, “desde 2012 a gente vem brigando com a embasa buscando soluções para esse problema”. Lembrou que a cidade tem mais de 300 mil habitantes e não tem investimento para solucionar o problema. “É um desinteresse grande para conseguirmos resolver, só existem promessas”, afirmou. Bibia disse que existe pouca água na torneira mas as contas continuam altas. Ele falou ainda da situação das estradas na zona rural, “estradas esburacadas e nada é feito. Asfalto que existe há mais de 20 anos que está intransitável”, lamentou.

O presidente da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor, Sidney Oliveira (PRB), disse que apesar do período eleitoral, a comissão continua trabalhando. “Não abandonamos a Comissão de Defesa do Consumidor. Estaremos até o último dia aqui na Casa trabalhando”, garantiu Oliveira. Segundo ele, a comissão continuará denunciando os descasos principalmente da Oi com os seus usuários, além da fiscalização do cumprimento da Lei dos 15 minutos. “É raro o cliente ir ao banco e ficar apenas os 15 minutos”, observou. “Tem casos de ficarem de duas a três horas nesses bancos”, apontou ele. O vereador divulgou ainda a página da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor no Facebook onde a população conquistense pode fazer denúncias a respeito à Lei do Consumidor.

O vereador Arlindo Rebouças (PSDB) afirmou que o Laboratório Central vem diminuindo o número de exames realizados por ano. Segundo ele, são mais de 50 mil exames a menos. O edil voltou a criticar a decisão da Prefeitura Municipal que resultou na transferência da gestão do Esaú Matos para uma fundação pública. Ele ainda lembrou que a concessão da Embasa vence este ano e a Prefeitura não encaminhou nenhum projeto de renovação para a Casa. Arlindo afirmou que é preciso avaliar o serviço da embasa e “quebrar a caixa preta”, antes de se pensar em renovação.

“O processo eleitoral em todos os municípios do Brasil é importante para o fortalecimento da democracia”, afirmou o vereador Professor Cori (PT) durante seu pronunciamento na sessão desta sexta-feira. Ele explicou que se não houvesse o processo de democracia, os cargos políticos seriam indicações. Cori explicou que muitas campanhas de orientação ao eleitor tem sido realizadas na cidade de Vitória da Conquista, com o objetivo de mostrar a importância de votar no candidato que pensa no bem comum. “Se discute muito a corrupção na política e pouco se fala sobre o eleitor corrupto. As propagandas só atacam os políticos e existem muitos políticos honestos em nossa cidade”, justificou. Segundo ele, muitos usam a política como moeda de troca. “A legislação deverá restringir ainda mais as normas para diminuir o impacto financeiro nas campanhas”. Cori explicou que as pessoas não se preocupam em discutir o problema da educação, infraestrutura ou saúde: “As pessoas sempre querem algo em troca”, afirmou. O parlamentar lembrou que ainda tem uma parcela da população que aproveita esse momento para se beneficiar: “O que aparece de pessoas que querem fazer festas, cavalgadas, marcar exames, tudo isso em troca do voto. E é isso que torna desonesta a campanha, porque por conta da concorrência o político acaba cedendo”. Finalizou dizendo que sua maior preocupação é com a qualidade da campanha e não com o resultado das eleições.

O vereador Adinilson Pereira (PSB) criticou a gestora da Embasa, Kelly Gusmão, que segundo ele, não está atendendo as agendas com o seu mandato para tratar da falta de água em várias localidades da zona rural de Vitória da Conquista. “A água de nossa cidade a cada dia, a cada momento está acabando”, alertou o parlamentar. Adinilson cobrou ainda a construção da barragem do rio Catolé, que segundo ele é de extrema importância para a sustentabilidade do sistema de abastecimento de água do município. “Não pode faltar água nas torneiras de nossa população”, disse ele.

Cícero Custódio (PSL) ressaltou a necessidade de agilizar a entrega de documentos da regularização fundiária de bairros, especialmente na zona oeste como o Santa Cruz, Santa Helena, Nossa Senhora de Lourdes, por exemplo. Ele lembrou que é um projeto aprovado pela Prefeitura, mas é necessária agilidade.

Ricardo Babão (PSL) parabenizou a fala do vereador Cori, que falou sobre honestidade durante a campanha e lembrou que é assim que a política tem que ser vista. “Sabemos que isso é uma cultura de nosso país, em trabalhar a base da troca, mas é sempre bom estarmos aqui debatendo isso para tentar combater”, afirmou. Babão lembrou ainda que a CMVC vem há muito tempo pensando na melhoria dessa cidade. “Mas aos poucos as pessoas vem se conscientizando e votando pelo melhor”, disse. Finalizou dizendo que “fazemos parte de um projeto de sucesso que sempre teve respeito com o dinheiro público. Isso podemos confirmar conversando com as pessoas pelas ruas. Temos que continuar com esses políticos sérios pois o ser humano precisa de nós”.