fbpx

Secretaria oferece mais de 11 mil vagas para Educação Profissional

 Foto Claudionor Junior

A inscrição do Sorteio Eletrônico para 11.748 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio oferecidos, na forma de articulação Subsequente da rede estadual de Educação Profissional, começa nesta segunda-feira (9). As vagas são para estudantes que já concluíram o Ensino Médio e que desejam voltar a estudar. No total, são 33 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, em 57 municípios baianos, nos 27 territórios de identidade. As inscrições podem ser feitas até 17 deste mês, exclusivamente, no Portal da Educação , onde também pode ser conferida a oferta por Centro de Educação Profissional e município.“A oferta da Educação Profissional da Bahia tem crescido, a partir de 2007, quando se tornou uma prioridade do Governo do Estado investir na formação e preparação dos jovens para o mundo do trabalho. Portanto, só na modalidade Subsequente são quase 12 mil novas vagas ofertadas a estes jovens e trabalhadores, para que possam atender a demanda competitiva do mundo do trabalho e se beneficiar do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado”, afirma o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro.Das vagas oferecidas, 9.288 são para o interior do estado e 2.460 mil para Salvador e região metropolitana. O sorteio será realizado às 15h do próximo dia 23, no auditório da Secretaria da Educação, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.  ‘Somente pode participar do Sorteio Eletrônico o estudante que tenha concluído o Ensino Médio e suas modalidades, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da rede pública de Educação – no âmbito federal, estadual ou municipal – ou que tenha, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

Inscrição e matrícula

No ato da inscrição, o candidato deve fazer a opção para um único município, Centro de Educação Profissional, curso e turno. Ele pode alterar os dados pessoais, a senha, o curso e o turno para o qual pleiteia a vaga nos Centros até o último dia de inscrição. Não será permitido alterar o município de residência e o CPF.

A matrícula para os contemplados no Sorteio Eletrônico ocorrerá no período de 1º a 3 de fevereiro de 2017. Os candidatos contemplados devem comparecer aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, apresentando cópias e originais do CPF e histórico escolar, além da carteira de identidade e comprovante de residência. O início das aulas está previsto para 6 do mesmo mês.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para a matrícula, os contemplados de acordo com a classificação e o número de vagas oferecidas em cada centro. Inicialmente, os contemplados serão convocados para efetivar a matrícula. Havendo desistência, as vagas residuais serão preenchidas de acordo com a classificação dos demais candidatos.

Os candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica, de caráter eliminatório, que será aplicado no próprio Centro, durante o período de matrícula. Os estudantes devem comparecer ao local com os documentos necessários, pois, se aprovados, efetivarão a matricula imediatamente.