fbpx

Prefeitura intensifica entrevistas do Cadastro Único

 

As famílias que estão a espera de uma entrevista  para a conclusão do Cadastro Único, etapa importante para o acesso a benefícios sociais do Governo, têm muito o que comemorar. Só nos primeiros dias de janeiro, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social visitaram mais de 1130 famílias realizando mais de 450 cadastros.  Um aumento de 385% no percentual de visitas com relação ao mês de Janeiro de 2016, quando foram realizadas apenas 330 visitas e 221 cadastros.

Com a meta de zerar a fila de espera de entrevistas do Cadastro Único, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, mudou o sistema de busca ativa. Para aperfeiçoar o trabalho dos 10 entrevistadores que atuam no campo, a Secretaria organizou as equipes por área, priorizando os bairros em que os cadastradores são residentes e estabeleceu uma meta de visitação semanal.

Quem ficou feliz ao receber a visita da entrevistadora Huliana Paixão foi a moradora do bairro Bela Vista, Ercina Pereira dos Santos (53), que mora numa casa emprestada e solicitou o cadastro para conseguir uma casa do Programa de Habitação Popular. “Já tem cinco anos que fiz o cadastro e nunca ninguém apareceu. Mudei de endereço e fiz cadastro novamente e só agora estou recebendo a visita. Eu já ia fazer o cadastro novamente” explicou Ercina.

“Quando assumimos, encontramos a Coordenação com um número alto de entrevistas pendentes, de pessoas que estiveram aqui em 2015 e 2016, realizaram o pré-cadastro e não tiveram um retorno imediato da equipe, e que para concluir o seu cadastro é necessária que seja realizada esta visita. Então, nós começamos a implementar uma nova forma de gestão: Humanização do atendimento aos beneficiários do Bolsa Família, agilidade nas visitas e avaliação dos colaboradores por desempenho.Treinamos e reorganizamos os entrevistadores externos, estabelecemos metas semanais, e também no próximo dia 03 de fevereiro iremos realizar capacitação com os gestores dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para também realizarem esta busca ativa nos bairros de sua área de abrangência. Nossa principal meta no momento é zerar a fila de espera”, explicou o coordenador de Renda e Cidadania, Wal Cordeiro.

Cadastro Único – A conclusão do Cadastro Único é uma etapa importante para a obtenção de benefícios sociais como Bolsa Família, Programa de Habitação Popular, Benefício de Prestação Continuada, entre outros que compõem a Rede de Assistência Social do Município. O Cadastro é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. O Sistema é de uso obrigatório nas seleções de beneficiário de programas sociais promovidos pelo Governo Federal. Em Vitória da Conquista atualmente estão cadastradas 51.342 famílias, destas 25.870 recebem o Bolsa Família. Texto e foto: Ascom PMVC