fbpx

Abertas inscrições para curso gratuito de Gestão Cultural

 

O Núcleo Territorial de Educação 20 (NTE 20), em parceria com o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris), estão com inscrições abertas para curso gratuito de Gestão Cultural em Vitória da Conquista  até domingo,  dia 14 de maio. O projeto Ori tem como público-alvo, jovens negros e pardos com idades de 19 a 30 anos, que possam trazer ideias impactantes e positivas sobre as suas comunidades.

Para Vitória da Conquista serão oferecidas 50 vagas. O curso terá duração de 06 meses e o início das aulas será no mês de maio/17. Os encontros vão acontecer no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB), de segunda a quinta-feira no turno noturno. O projeto também será realizado em Feira de Santana, Ilhéus e Santo Amaro. As inscrições podem ser realizadas através do site www.institutoiris.org.br.

Realizado pelo Instituto Iris, que tem mais de 18 anos de atuação nas áreas de responsabilidade e investimento social, o Projeto Ori tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contando ainda com a parceria da Fundação Baobá, Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), Instituto Cultural Steve Biko, Instituto Mídia Étnica, Colégio Polivalente de Feira de Santana, Casa do Samba, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação da UFBA e Universidade Estadual de Santa Cruz.

Luciana Oliveira, representante do Projeto Ori, em Vitória da Conquista, ocupou o espaço da Tribuna Livre, disponibilizado pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista durante as sessões ordinárias, para falar sobre o Projeto Ori, um curso gratuito para jovens negros e pardos de 19 a 30 anos, que vai acontecer em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Santo Amaro e Vitória da Conquista.

De acordo com Luciana, o projeto é “uma ação reparadora à violência e exclusão econômica sofrida pelos jovens negros da Bahia”. Ela apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que dão conta de que na Região Metropolitana de Salvador, enquanto os indivíduos que se auto declaravam brancos e que tinham mais de 12 anos de estudo ganhavam em média R$ 25,70 por hora de trabalho, os indivíduos considerados pretos ou pardos, com o mesmo número de anos de estudo, recebiam R$ 13,10 por hora.

Luciana apontou que o projeto trabalhará com estímulos à produção cultural. “O Projeto vai estimular a produção cultural em Conquista, pois ofertará conteúdos fundamentais para a elaboração e gestão de projetos culturais e empreendimentos criativos”, disse ela, apontando que dos 372 projetos inscritos foram aprovados pela Secretaria de Cultura da Bahia, apenas três são de Vitória da Conquista, o que demonstra a importância da gestão dos produtores culturais locais. “Temos que incentivar nossos jovens artistas, especialmente aqueles com menos acesso aos mecanismos de incentivo. Vitória da Conquista produz arte, respira cultura, mas falta incentivo. O Projeto Ori acontece nesse sentido para tentar reparar esse cenário”, concluiu Oliveira.

Em Vitória da Conquista as inscrições estão abertas até o dia 14 de maio e podem ser feitas pelo site www.institutoiris.org.br.