fbpx

Coordenação municipal presta esclarecimentos sobre merenda escolar

 

ASCOM CÂMARA


Flávio Farias

Em uso da tribuna livre, na sessão ordinária desta quarta-feira, 3, o Coordenador Municipal de Merenda Escolar, Flávio Farias, prestou esclarecimentos sobre o funcionamento da coordenação e da falta de abastecimento da merenda escolar ocorrido no começo deste ano. Representantes da bancada de oposição e situação, os vereadores Valdemir Dias (PT) e Luís Carlos Dudé (PRB), respectivamente, comentaram sobre caso.

Sobre o momento de desabastecimento, Flávio Farias explicou: “Assumimos a coordenação no dia 2 de janeiro, encontramos o depósito com algum saldo, mas não suficiente para nem 15 dias. Partimos para ver os processos licitatórios, nenhum dos dois processos tinham sido concluídos. Descobrimos, através de atas, alguns saldo da prefeitura, mas havia outro problema, essas licitações tinha o feijão cotado a R$ 9,35 , não poderíamos fazer essa compra, então pedimos o reequilíbrio. A partir dessa ação economizamos R$130.000,00”, contou. Apontado os problemas iniciais que a coordenação enfrentou, a coordenação afirmou que após esses reajustes, o fornecimento da merenda escolar já foi estabelecido. “ A demora para essa regularização foi devido os trâmites dos processos”, afirmou.

Flávio Farias agradeceu a convocação à Câmara para prestar esclarecimentos e afirmou que está trabalhando para construir coisas melhores para a educação em Vitória da Conquista. “Vamos manter a qualidade do que estava bom, e vamos melhorar aquilo que não estava. Estamos trabalhando para melhorar o aumento do diálogo da rede, para identificar os alimentos menos e melhor aceitos pelos alunos, na regionalização do item alimentar, vamos tentar estabelecer um cardápio por mês”, citou.

Valdemir Dias (PT)

Comentando as explicações, em nome da Bancada de Oposição, o vereador Valdemir Dias (PT) parabenizou Flávio Farias pela forma serena como fez os esclarecimentos a respeito dos questionamentos apresentados pela Câmara Municipal, que tem como função fiscalizar as ações do Executivo Municipal.
Valdemir, no entanto, lembrou que quando foi secretário municipal de Educação, o depósito da alimentação escolar era pequeno e hoje a estrutura está mais ampla, inclusive com servidores convocados atuando nos vários setores.

Disse que todo o problema da falta de alimentação escolar, enfrentada pela comunidade no início do ano letivo, poderia ter sido solucionado com o aproveitamento das atas de registro de preços deixadas pelo governo anterior, como acabou sendo feito somente após o estabelecimento do problema que causou uma série de dificuldades nas escolas. “Nosso questionamento é: porque a demora de se aproveitar essas atas de registro de preço? ”, questionou.

Valdemir disse que o atual governo insiste em culpar a gestão anterior. “Não se deve atribuir culpa a quem não tem. O governo passado deixou ata de registro de preço”, apontou o edil. “O que levou ao desabastecimento foi a demora do aproveitamento das atas que o governo passado deixou”, sentenciou o parlamentar.

O líder do governo Herzem Gusmão, o vereador Luís Carlos Dudé (PRB) afirmou que quando o coordenador de merenda escolar foi convidado pela bancada de oposição a prestar esclarecimentos, todos da situação foram favoráveis. “Não temos nada a temer, nada a esconder”, disse. O parlamentar se comprometeu ainda em sempre votar “sim” quando alguém do governo for convocado à Câmara.

Dudé afirmou também que o governo não está tentando colocar a culpa em ninguém. “Cada um que passou pela prefeitura tem uma parcela de contribuição, com acertos e erros, mas isso faz parte. Ninguém acerta 100% ou erra 100% também”, esclareceu.

O vereador afirmou também, em nome da prefeitura, que a educação está sendo tratada com compromisso. “ A cidade tem que ser em primeiro lugar voltada para a educação, ali passa todos os requisitos para uma cidade melhor”, defendeu. Dudé se colocou à disposição para prestar qualquer esclarecimento.