fbpx

Prefeitura revitaliza lavanderias públicas

 

 

Dona Vitória

Dona Vitória Santos frequenta a lavanderia do Conquistinha desde criança. A pedido de sua mãe, ela ajudava nas tarefas de casa lavando pequenas peças de roupa. Hoje, aos 80 anos, ela continua usuária assídua do equipamento. Agora, lavar roupa é uma fonte de renda. Ela é uma das mulheres que fizeram nascer e mantêm viva a tradição das lavadeiras de Vitória da Conquista.

O município conta hoje com três lavanderias públicas. Além do Conquistinha, os bairros Panorama e Guarani também contam com um equipamento. Em média, 175 famílias se beneficiam com o uso das lavanderias todo mês.

Para melhorar as condições de trabalho das comunidades, a Secretaria de Serviços Públicos está realizando alguns investimentos em ações de revitalização dos equipamentos. A reforma começou na lavanderia do Conquistinha, onde todas a instalações elétricas foram substituídas, eliminando o risco dos fios expostos que haviam no local.

Para garantir ainda mais a segurança das trabalhadoras, que ficam expostas à água, foi instalado um dispositivo de segurança. Trata-se de um disjuntor, que, ao menor sinal de choque elétrico, desliga automaticamente as instalações. Há ainda outros seis disjuntores, responsáveis pela proteção dos equipamentos instalados na lavanderia, como bombas e máquinas de lavar. Em caso de qualquer curto-circuito, esses disjuntores também desligam automaticamente.

Outra novidade é a substituição de cabos de alimentação. Além disso, foram instaladas quatro novas pias. Agora, a lavanderia do Conquistinha passou a contar com 28 pias e 10 “tanquinhos” de lavar roupa.

“Antes isso estava muito feio. Agora está maravilhoso, bom para as lavadeiras”, avalia dona Vitória.

Solange Campos concorda. Ela conta que em sua casa há 10 crianças, e toda a louça que é suja pela moçada é trazida por ela para a lavanderia. A tradição vem de família – enquanto Solange usa o equipamento para lavar louça, a sua irmã traz as roupas para limpar. “Agora ficou muito bom”, sinaliza.

“Todas as lavanderias receberão a mesma intervenção, o mais rápido possível”, garante o coordenador de Serviços Básicos, Deocleciano Filho. Para ele, esse é mais um avanço alcançado em apenas cinco meses de governo. “A população de Conquista está pagando os seus impostos, e nós vamos devolver a ela todo o serviço básico necessário”, completa.

Lavanderia do Panorama