fbpx

Sábado, 13: Dia “D” da vacinação contra a gripe

 

Neste sábado, 13, será realizado o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Aqui em Vitória da Conquista, os postos de vacinação deverão atender ao público das 8:00 às 17:00, sem intervalo para o almoço. A vacinação acontece em toda zona urbana e em uma unidade na zona rural (USF Simão). A meta do governo é vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, data em que termina a campanha.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, e os professores das redes pública e privada. A cidade não está seguindo o calendário de vacinação, que determina os dias em que cada grupo deve procurar os postos. Isso agiliza a vacinação e permite que a população procure as Unidades a qualquer momento para se imunizar.

A coordenadora municipal de imunização, Ana Maria Viana Ferraz, lembra que não é necessário esperar o Dia D para se vacinar. “Em todos os postos de Vitória da Conquista, durante toda a semana, a vacinação está transcorrendo normalmente, das 8:00 às 17:00”, afirma a coordenadora. Para que as vacinas não fiquem expostas a temperaturas inadequadas, correndo risco de deterioração, as doses são entregues aos postos de vacinação logo no começo da manhã. A coordenadora explica que é possível que ocorra algum atraso pequeno nessa entrega, por questão de logística, mas a situação é contornada em questão de minutos pela equipe. Ela ainda afirma: “Se alguém procurar os postos logo cedo e não encontrar a vacina, basta aguardar alguns minutos pela entrega, já que não há falta de doses na cidade, apenas um cuidado na distribuição para evitar a exposição da vacina e garantir a segurança”.

Em Vitória da Conquista, o número de pessoas vacinadas era de 30,4% do público-alvo, estando este balanço parcial acima da média nacional.  Texto: Ascom PMVC