Cemitério do Campinhos é interditado pela justiça

 

Por ordem judicial, o Cemitério Particular do Campinhos será interditado nesta quarta-feira, 21, e cabe à Prefeitura Municipal cumprir essa liminar. Para informar a comunidade local sobre a interdição, o Governo Mais Perto de Você se reuniu na noite de terça, 20, com os moradores do Campinhos, na Escola Municipal José Lopes Viana.

Na reunião, o coordenador de Serviços Básicos, Iluminação Pública e Posturas, Ciano Filho, explicou aos presentes que a liminar de interdição do cemitério por falta de licença ambiental é de 24 de agosto 2015 e estabelece multa diária pelo não cumprimento. O problema é que nenhuma providência foi tomada e o valor da multa acumulada neste período tornou-se exorbitante.  No último dia 13, o Ministério Público, em audiência com a Prefeitura e o representante dos moradores do Campinhos, acertou que o Município não pagará a multa, mas deverá fazer a interdição do cemitério nesta quarta.

Para que o cemitério volte a funcionar será necessário que se tenha uma entidade jurídica, responsável pela administração do local. Para isso, a comunidade terá o prazo de 180 dias para regularização da Associação dos Moradores do Campinhos. Outra exigência é a emissão de alvará sanitário e ambiental, no qual a associação terá mais 180 dias para requerer junto ao Município.

“Vamos ajudar a legalizar a associação, deixando à disposição uma servidora da Secretaria de Serviços Públicos que dará apoio jurídico aos moradores. O procurador ambiental do Município também está acompanhando esta questão e, a pedido do prefeito e do secretário da pasta, pretendemos que, em no máximo cinco meses, esteja tudo solucionado para a reabertura do cemitério”, afirmou Ciano Filho.

Seu Zeca do Amaral, 73, tendo nascido e vivido até o momento na localidade, comentou do valor social e pessoal do cemitério: “Eu tenho todo meu pessoal enterrado lá. Aquele cemitério é nosso, desde pequenininho eu conheço aquilo ali. Eu mesmo sinto, chego chorar, pois é nosso patrimônio. Eu quero o melhor pra nós aqui de Campinhos e estou nessa briga”.

O líder comunitário Ednaldo das Virgens, que participou da audiência com o Ministério Público, falou do apoio dado pela Administração Municipal: “Foi um ótimo apoio que veio da Prefeitura, uma coisa que a gente não esperava, que a gente não teve há vários anos e que tivemos hoje aqui com essa reunião, na qual a gente pode dizer o que a gente pensa em respeito ao cemitério. E com certeza vamos vencer essa batalha”. Texto e foto: Ascom PMVC.