fbpx

Formada pela FTC realiza pesquisa no Canadá

Esther Sampaio foi uma das primeiras alunas do curso de Psicologia da FTC Conquista, primeira instituição do sudoeste da Bahia a implantar um curso do tipo, atendendo a uma demanda regional. Hoje, a egressa da faculdade está realizando doutorado no Canadá. Abaixo, ela relata sua experiência no país do norte da América, como foi a graduação na FTC, onde tudo começou e para onde pensa em voltar um dia como professora. Leia o depoimento:

“As relações humanas em Psicologia são algo que nós, profissionais, sempre buscamos valorizar, sobretudo no século atual, onde tudo parece se perder com facilidade, frente às diversas opções de vivências oferecidas pela modernidade. Mas quando iniciei minha graduação na FTC Conquista, em 2008, não imaginei que os grupos de estudos que participei junto com colegas e professores fossem ser meu principal influenciador educacional. Graças a esses grupos, aprendi a desenvolver o amor pela pesquisa acadêmica, pelos debates, pela produção de artigos científicos e discussões. Me apaixonei pela busca do conhecimento.

Eu acredito que durante os cinco anos de graduação na FTC eu tive a oportunidade de decidir exatamente que tipo de profissional eu deveria e gostaria de ser.

O dia-a-dia com os meus colegas e professores me motivou a ser uma pesquisadora e teve um papel fundamental para que eu chegasse hoje a ser aluna de um curso de doutorado na Applied Health Sciences, na Brock University, no Canadá. Meu foco de pesquisa, desde a graduação, é sobre a relação entre cognições agressivas e a preferência por videogames violentos. No meu TCC (trabalho de final de curso), realizei pesquisa em que ficou demonstrado que a preferência por videogames violentos não é um fator que contribui para cognições agressivas. Hoje, no doutorado, minhas pesquisas se concentram na motivação através de videogames, com foco específico no potencial de “exergames” como o motivador para saúde física e mental.

Referência

Minha principal influência foi, sem dúvidas, o professor Rogério Fernandes Santos. Ele foi o meu professor durante os meus primeiros anos de graduação na FTC e despertou em mim a curiosidade de um pesquisador e a vontade de cursar mestrado.

Ainda nos dias de hoje, ele me incentiva e me motiva grandemente.  Sempre quis estudar Psicologia e durante o ensino médio comecei a pesquisar mais sobre o curso, como as áreas de atuação, por exemplo, e não tive dúvidas de que gostaria de me tornar psicóloga. O que me levou a estudar na FTC Conquista foi o fato de que em 2008, a faculdade ser a única do sudoeste da Bahia com curso de Psicologia, o que demonstra pioneirismo. Como eu tinha apenas 17 anos na época, optei por não prestar vestibular em faculdades mais distantes para não precisar morar longe da minha família – sou nascida em Itapetinga. Me sinto muito feliz em saber que o curso da FTC teve este ano a melhor avaliação do Ministério da Educação, entre os cursos da região Sudoeste da Bahia, superando até os de instituição de ensino superior públicas. Isso é uma prova incontestável de competência e, por isso, parabenizo a todos.

Vivências

A FTC ajudou na minha graduação por ter me proporcionado vivenciar algumas das diversas áreas de atuação da Psicologia. Tive experiências de estágios em hospital, Unidade Básica de Saúde, clínica e escola. Vi na prática como o psicólogo atua e isso me deixou mais confiante para a inserção no mercado de trabalho. Os eventos que mais me marcaram foram as mostras de TID (trabalho interdisciplinar dirigido). Eu tive a oportunidade de apresentar pesquisas para bancas avaliadoras, o que me preparou para a minha apresentação de TCC. Além disso, pude ler pesquisas de outros colegas e desenvolver o meu senso crítico ao ler não só os meus trabalhos, como também os de outras pessoas, característica essa muito relevante quando se é um pesquisador. A graduação na FTC aconteceu da forma que esperava – tirando a parte do grupo de estudos, que me surpreendeu muito. Eu havia pesquisado sobre a grade do curso antes de prestar o vestibular e até mesmo comparei com grades de outras universidades. Vi que o curso de Psicologia da FTC Conquista estava dentro das minhas expectativas e, quando ingressei na faculdade, o decorrer do curso foi, em grande maioria, dentro do esperado. Além disso, tive ótimos professores os quais tenho um carinho muito grande. Sou muito grata por tudo o que me ensinaram.

Reflexões para a vida

Quando estamos como alunos, somos, de certa forma, ingênuos sobre o futuro. Eu pensava que, como estudava o curso que queria e tinha objetivos definidos, tudo seria mais fácil quando concluísse a graduação. Na verdade, não é assim. Temos que correr atrás sempre, ser persistentes. Após concluir o curso, em 2012, trabalhei por seis meses no CAPs (Centro de Assistência Psicossocial) de Itabuna e em seguida, fui aprovada no mestrado em Psicologia na linha de Saúde Mental na Universidade Federal de São João del-Rei (MG).

Logo quando concluí o mestrado em 2016.1, tive a oportunidade de trabalhar como docente na FTC por um semestre no curso de Psicologia, ministrando disciplinas de Psicologia, Ciência e Profissão, Políticas Públicas e orientando TCC. Como professora, percebi o quanto é gratificante ver o brilho nos olhos e a motivação dos alunos de graduação, como eu tive um dia. Durante os seis meses que trabalhei como docente, convivi com alunos inspiradores. Acredito que eles me ensinaram tanto quanto os ensinei. Foi uma troca maravilhosa que vou guardar para sempre. Sinto uma alegria imensa por estar inserida na academia. É um universo em constante movimento, que me move e motiva a questionar sempre mais e a me aprimorar como profissional e como pessoa.

Novos voos

Durante o meu mestrado, duas professoras me incentivaram a pensar na possibilidade de fazer o doutorado fora do Brasil, principalmente pelo incentivo que a América do Norte dá aos alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Então, quando decidi sobre o que gostaria de estudar no doutorado, pesquisei sobre alguns professores e encontrei o meu atual orientador, professor doutor Philip Wilson, uma das referências mundiais na área que estudo no doutorado. Ele foi muito receptivo em nossa primeira conversa, o que me deixou bastante segura. Além disso, me identifico bastante com a cultura do Canadá. Está sendo bem tranquila a adaptação aqui. Concluo o doutorado no segundo semestre de 2020.

Sou hoje a única aluna de doutorado estrangeira no programa da pplied Health Sciences, na Brock University. Além disso, fui contemplada com uma das duas bolsas da província de Ontario, disponíveis para a Brock University. Quando concluir o doutorado, pretendo passar mais uns anos aqui, pois vou cursar pós-doutorado. Mas se quando eu voltar ao Brasil, se as portas da FTC estiverem abertas para mim, com certeza volto a trabalhar lá. Será uma honra muito grande voltar onde tudo começou.