fbpx

Prefeitura leva mutirão de serviços ao povoado de Batuque

 

Câmara também vai ao Batuque

 A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza nova Sessão Itinerante, na próxima quarta-feira, 21 de junho no Distrito do Batuque, em local ainda não definido. A comunidade se prepara para receber os vereadores e, com eles, apresentar reivindicações e discutir as demandas mais urgentes desse importante distrito.

Levar a administração para as comunidades da zona rural – esta tem sido uma das grandes metas do Governo Mais Perto de Você. Um desses reflexos são os mutirões de serviços públicos que estão sendo realizados nos distritos e povoados. Neste sábado, 17, foi a vez de os moradores do povoado de Batuque usufruírem dessa ação.

O prefeito Herzem Gusmão, que esteve acompanhando tudo de perto, explica que o grande objetivo é a criação de subprefeituras, nos distritos de José Gonçalves, Inhobim e Bate Pé. “Com certeza nós iremos implantar essas subprefeituras. Até lá, a população não pode esperar. Nós garantimos que íamos levar governo para o interior. Nosso interior é extenso, é imenso. E nós temos essas ações, e não vamos parar”, destaca.

Os serviços da área de saúde foram disponibilizados na estrutura da Escola Municipal Antonio Machado Ribeiro. Além do atendimento de quatro médicos, a população teve acesso a aferição de pressão, exame de glicemia, preventivo, vacinação, entrega de medicamentos, práticas corporais e antropometria. Além disso, uma unidade do odontomóvel esteve fazendo atendimentos odontológicos. As famílias puderam ainda fazer a avaliação das condicionalidades da saúde para o Bolsa Família.

“Achei ótimo. Facilita muito para a gente e é uma novidade”, afirma Eliene de Oliveira, moradora de Batuque. Ela conta que sofre de pressão alta e diabetes, e por isso precisa de acompanhamento médico periodicamente. Com o resultado da aferição de pressão e do exame de glicemia já em mãos, ela aguardava a sua consulta.

Quem também passou pelo consultório médico montado na escola foi a Rosimeire de Sousa. Quando ela soube do mutirão que aconteceria ali, veio de Dantelândia trazer a filha que estava doente. Além de verificar a febre da Tainá, de 8 anos, ela aproveitou a oportunidade para também avaliar a saúde de sua outra filha, a pequena Maria Vitória, de apenas 1 ano. “Gostei muito, isso ajuda muito o pessoal. Muitos doentes quando precisam de atendimento tem que ir até Conquista, e aqui está mais perto de nós”, ressalta Rosimeire.

Além disso, os moradores do povoado também foram contemplados com a operação Cata Bagulho, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Meia tonelada de entulho foi retirada do distrito entre essa sexta e sábado. Além disso, durante essa semana, o povoado também recebeu ações de limpeza de ruas, pintura de meio-fio, asseamento de contêineres de lixo e higienização da área do antigo lixão.

“Estamos trabalhando naquela proposta do governo de que limpeza é fator de saúde pública também”, lembra o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, que esteve presente em Batuque durante a ação.

Quem também marcou presença no mutirão foi a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com serviços de poda de árvores, arborização, jardinagem e revitalização de canteiros. Dentre as mudas plantadas no povoado, estão 200 hibiscos e 150 brilhantinas, além de diversas plantas ornamentais. Somando-se a isso, a equipe também trabalhou na implantação de 12 novos bancos e de um parque infantil na praça central.

Soliana Ferraz acompanhou essas ações da porta de sua casa e aprovou a iniciativa. “É sempre bom dar uma geral e fazer uma limpeza. Isso incentiva as pessoas a descartarem o lixo de forma certa. E agora nossas ruas estão mais bonitas e mais arrumadas”, disse.

Também prestigiaram o mutirão de serviços em Batuque, a vereadora Lúcia Rocha, o secretário de Agricultura, Arlindo Rebouças; o secretário de Transparência, Diêgo Gomes;o secretário de Administração, Gildásio Oliveira; o chefe do Gabinete Civil, Marcos Ferreira; o secretário de Educação, Marcelo Melo; e o presidente da Emurc, Marcelo Guerra.