fbpx

Curso de capacitação rumo à fila zero de Córnea na Bahia

Com uma média de 1000 pacientes aguardando doação de córnea no Estado da Bahia e um tempo de até 2 anos em fila para transplantar, uma série de ações integradas buscam a mudança desta realidade e a Santa casa de Misericórdia de Itabuna está engajada nesta luta. A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da instituição e a OPO (Organização para Procura de Órgãos – Sul Bahia) promovem juntos o Curso de Formação para Captadores de Tecido Ocular Humano e o Curso de Entrevista Familiar para Doação de Córneas. O evento acontece nesta sexta-feira, 07.07, das 16 às 21 horas, no auditório Paulo Bicalho, no Hospital Calixto Midlej Filho, e as inscrições são gratuitas.

A capacitação é inédita na região Sul da Bahia e tem como objetivo central formar profissionais na área de saúde para atuar como captadores de córneas. O curso tem como público alvo profissionais da enfermagem, assistentes sociais, e outros interessados. Na programação, aspectos éticos e legais da doação de córnea; critérios de exclusão e inclusão de doadores; como e quando notificar; preenchimento de documentos; funcionamento do Banco de Olhos da Bahia. Haverá ainda a abordagem de temas técnicos como anatomia e fisiologia ocular; técnica de enucleação; transporte e armazenamento dos globos oculares. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas pelo e-mail txenfermagemscmi@gmail.com

O evento tem parceria do Banco de Olhos da Bahia e Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), e conta com o apoio da FTC de Itabuna. Para profissionais credenciados de serviços de saúde da região pré-selecionados, a capacitação se estenderá ainda no sábado (08.07), quando acontece o módulo prático, agendado para o Laboratório de Anatomia da FTC.