fbpx

É sucesso o 11º Encontro Nacional do Café

 

Conforme vimos anunciando em nossas edições impressas e com propostas de fortalecimento da cafeicultura regional e nacional, está acontecendo até esta terça-feira, 01 de agosto, o 11º Encontro Nacional do Café. Empresários, agricultores, personalidades políticas, cooperativas, profissionais e estudantes da área estiveram reunidos na Fazenda Vidigal, no município de Barra do Choça.

O evento reúne cerca de 60 empresários, trocando ideias e experiências por meio de uma exposição de máquinas e produtos. Além disso, o Encontro Nacional do Café disponibiliza 25 palestras e minicursos, dinâmicas de campo e mostra de arte.

“Nessa 11ª edição, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista que representa uma peça fundamental para a gente dar o pontapé e ter segurança em realizar o Encontro Nacional do Café”, revela Valéria Vidigal, idealizadora do projeto. Ela também fala sobre as expectativas dos produtores da área: “Mesmo que tenhamos passado por essa seca, o ano de 2017 está diferente, com chuva. Tudo promete que 2018 a nossa região voltará a ser forte na parte da cafeicultura.”

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Hermínio Oliveira, participante da abertura do evento, destacou sua grandiosidade e importância para toda a cafeicultura do planalto conquistense. “Um evento grandioso, com a presença de várias autoridades, cafeicultores, professores, estudantes, e o prefeito Herzem Gusmão.

Em sua fala, Hermínio disse que a região de Vitória da Conquista já chegou a produzir 1 milhão de sacas de café e que atualmente o setor precisa do apoio para voltar a crescer. “O café aqui em Conquista chegou a colher mais de 1 milhão de sacas e diminuiu muito com escassez das chuvas e falta de incentivos do Governo”, apontou, destacando que é preciso traçar estratégias para fomentar o agronegócio no município.

Nesse sentido, o prefeito Herzem Gusmão destaca a contribuição que a barragem do Rio Pardo trará para a cafeicultura região. “Chega de ficar esperando pela chuva, nós precisamos ter água para irrigar o café”, afirma, destacando o apoio do Governo Municipal para essa realização.

Além disso, ele ressalta a importância do Encontro Nacional do Café na promoção do desenvolvimento regional: “É um evento nacional, com grandes palestrantes. Com certeza um evento como esse contribui para mudar a filosofia e o pensamento agrícola em função da cultura do café.”

Projeto ‘Palmas para Conquista’ – Tendo em vista os sucessivos períodos de estiagem, a Prefeitura de Vitória da Conquista lançou o Programa de Convivência do Semiárido – Palmas para Conquista. Por meio desse projeto, os pequenos produtores de café que também possuem criação de bovinos têm o suporte para plantação de palma forrageira – uma opção de reserva alimentar para o rebanho e de renda para o agricultor até o período de colheita do café.

Na terça-feira, 1º, a Coordenação Municipal de Agricultura Familiar irá ministrar um minicurso no evento sobre o plantio da palma forrageira e apresentar o Programa aos pequenos produtores. Com uma unidade demonstrativa já instalada na Fazenda Vidigal, será possível dar uma aula prática aos agricultores e ilustrar as variedades da palma forrageira.