fbpx

Secretaria Municipal de Educação lança projeto Aprender Mais

 

Com o objetivo de diagnosticar, avaliar e orientar os professores da Rede Municipal de Ensino, buscando a melhoria do aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática, a Secretaria de Educação lançou o projeto Aprender Mais. A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira, 18, no auditório do Cemae, e reuniu autoridades, coordenadores, gestores, pais e alunos da Rede Municipal de Ensino.

O Aprender Mais, desenvolvido em parceria com a consultoria Geek Educacional, consiste na destinação de material didático de apoio ao trabalho dos professores do 3º e 5º ano de Ensino Fundamental I, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Esse material é adaptado à realidade local, visando a relação entre o conteúdo aprendido na sala de aula e a vida cotidiana dos alunos. O projeto tem o objetivo de melhorar os índices educacionais nessas áreas, tendo em vista, sobretudo, as avaliações de desempenho dos estudantes.

A novidade foi recebida com entusiasmo pelos alunos. Paulo Henrique Barreto, estudante do 5º ano da Escola Municipal Zulema Cotrim, recebeu simbolicamente o material didático produzido pelo Aprender Mais. Ele revela: “Tem muita gente com dificuldade. Vai ser muito bom para o aprendizado do 3º e do 5º ano.”

O secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, esteve representando o prefeito Herzem Gusmão durante o lançamento. Ele falou sobre a importância de ferramentas que auxiliem na transferência do conhecimento adquirido em sala de aula para a vida cotidiana. E destacou: “Que toda essa criançada com domínio de mais leitura, mais conhecimento e mais lógica tenha uma melhor vida e melhores escolhas para o futuro.”

O Aprender Mais é resultado do empenho constante da Secretaria Municipal de Educação visando à qualidade do aprendizado dos estudantes da Rede. É o que lembra o secretário Marcelo Melo: “Esse projeto vem contribuir com os esforços que a Secretaria de Educação vem fazendo para que o aprendizado do aluno seja cada dia melhor. Trata-se de um conjunto de ações que estamos fazendo na qualificação e formação dos professores, cujo objetivo final sempre é o aprendizado do aluno.”

A cerimônia contou ainda com a presença de Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico de Salvador, que também já esteve à frente da Secretaria de Educação da capital baiana. Ele ministrou uma palestra acerca da experiência exitosa de Salvador na melhoria do desempenho do Ideb, saindo da pior dentre as capitais brasileiras e avançando em nove posições, em apenas dois anos.

Para Bellintani, Vitória da Conquista tem todas as condições de seguir os passos de Salvador: “Normalmente, em uma Rede tão rica e tão preparada quanto é a de Vitória da Conquista, a gente afirma muito claramente que a solução está dentro da própria Rede. A própria rede é capaz de se mobilizar e se constituir pra fazer essa virada e esse crescimento do Ideb. Aqui em Vitória da Conquista, eu sinto isso muito intensamente.”

Formação de professores – Além da produção e distribuição do material de apoio, o projeto Aprender Mais também está disponibilizando uma capacitação para os professores que farão o seu uso. As atividades de qualificação começam ainda esta tarde e se estenderão durante a semana, contemplando todos os docentes da Rede Municipal que atuam nos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I.

Premiação do Lápis na Mão – Durante a cerimônia, a Geek Educacional também fez uma premiação simbólica ao vencedor do projeto Lápis na Mão. O estudante Cleiton Oliveira, da Escola Municipal Milton Santos, será agraciado com um computador, como uma forma de incentivo para que ele continue no caminho da leitura e da escrita.

Texto e fotos: PMVC