SENAI Sudoeste produz prótese de mão

Prótese de mão desenvolvida no SENAI Sudoeste pode devolver movimentos a crianças

Uma mão mecânica feita em impressora 3D por cinco alunos do Curso técnico em Eletromecânica do SENAI Sudoeste poderá dar mais qualidade de vida a crianças que perderam a maior parte do membro em função de acidentes ou mal formações. Bem mais barata que uma prótese convencional, o equipamento, que custou R$ 45 para ser produzido, levou nove horas para ficar pronto.

A prótese é resultado da adequação de um projeto preexistente e começou a ser feita a partir do desafio de se utilizar a impressora 3D para desenvolver um produto de impacto social. Com a mão mecânica pronta, o SENAI Sudoeste busca, agora, uma criança com o perfil adequado para fazer uma doação. “Estamos em contato com algumas instituições, a fim de encontrar esta criança e podermos verificar os resultados quanto à usabilidade, adequação e melhorias a serem feitas, já que esta prótese é um primeiro resultado”, afirma o gerente da unidade do SENAI, Yan Medeiros.

De manutenção fácil e rápida, a mão mecânica foi produzida com Filamentos ABS (Polietileno), Elástico, Nylon e Velcro. Com baixo custo de produção (R$ 45), pode ser uma alternativa às próteses disponíveis no mercado, que custam entre 4 mil e 10 mil reais. “O movimento de pinça (abrir e fechar) que a prótese proporciona pode fazer diferença na vida de uma criança que teve o membro afetado pela Síndrome da Brida Amniótica, doenças raras ou outros tipos de malformações”, conta a especialista do Núcleo Theoprax do SENAI, Crislane Silva Andrade.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da metodologia Theoprax, adotada em todos os cursos técnicos do SENAI. O método se baseia numa forma de aprendizado que alia a teoria à prática, fazendo com que estudantes analisem problemas reais e proponham soluções para serem aplicadas em empresas, instituições e, neste caso, na vida de uma pessoa com necessidades especiais.

Cursos Técnicos – As inscrições para os cursos técnicos do SENAI (2017.2) foram prorrogadas até 30 de julho. Na Unidade Sudoeste, localizada na Avenida Olívia Flores, nº 3.900, no bairro Universidade, em Vitória da Conquista, os cursos oferecidos são de Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Segurança do Trabalho e Química. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site tecnicosenai.com.br.