fbpx

Vitória da Conquista comemora os 195 anos de Independência do Brasil

Milhares de pessoas de diferentes idades foram até a Avenida Integração na manhã desta quinta-feira para assistir o desfile do 7 de Setembro em Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Militar (PM), mais de 20 mil pessoas acompanharam e desfilaram na celebração que marcou os 195 anos da Independência do Brasil.

No palanque oficial, estiveram presentes o prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita Irma Lemos, vereadores, secretários municipais, oficiais, entre outras autoridades. Com o tema “Independência: Conquista Joia do Sertão Baiano”.

Este é o primeiro desfile do novo governo municipal que trouxe para a avenida alguns destaques, como o tema, em si, enaltecendo a nossa terra, que eu amo; a Serra do Periperi, que estamos lutando para preservar; Elomar Figueira, um dos maiores nomes da nossa cultura e nacionalmente conhecido, entre outros destaques.

Reafirmação do Patriotismo – Cumprindo mais uma vez a tradição, a parada cívica foi aberta com o desfile militar. Em seguida, foi a vez das entidades civis da cidade desfilarem nesta importante celebração, apresentando o trabalho que desenvolvem e reafirmando o patriotismo que possuem.

“No mundo em que nós vivemos hoje, se nós não tivermos esses valores cultivados para o crescimento de uma nação vai ficar complicado. Então essas crianças que estão aqui hoje têm despertado este sentimento. E este sentimento faz com que eles possam, no futuro, ser bons cidadãos”, assegurou Fabiano Abel, líder master avançado do Clube dos Desbravadores.

Animado pela musicalidade das fanfarras municipais e estaduais e da Filarmônica Municipal, o público gostou do que viu. Para muitos, como foi o caso do morador de José Gonçalves, Antônio Benigno, esta foi a primeira vez que acompanhou um desfile de perto. “Era algo que eu não tinha participado, não tinha conhecido. Mas estou gostando e já estou fazendo com que meu filho seja patriota desde pequeno”, contou.

A parada cívico-militar contou ainda com a participação do Grupo Uniforça, o Grito dos Excluídos e foi encerrada pelo projeto Redenção.

A ordem do desfile: