fbpx

Dia do Contador celebrado em Audiência Pública da Câmara

Aconteceu nessa segunda, 9, audiência pública sobre o Dia do Contador. A audiência foi proposta pelo vereador Valdemir Dias (PT), autor também de proposta que resultou na criação do Dia Municipal do Contador. O evento contou com a participação de representantes de associações de classe da categoria, contadores, estudantes, os vereadores Valdemir Dias e Fernando Jacaré (PT) e os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis da FAINOR e da UESB, respectivamente, Josenaldo de Sousa Alves E Manoel Antônio Oliveira Araújo.

 

 

O vereador Valdemir Dias destacou que os contadores são profissionais fundamentais para o desenvolvimento econômico. Ele ainda frisou que o contador é um dos profissionais que garante transparência aos procedimentos da gestão pública. O parlamentar entregou ao delegado, para Vitória da Conquista, do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Amauri Soares Santos, a lei 2.147/2017 que institui o Dia Municipal do Contador, a ser festejado em 22 de setembro. A lei é fruto de um projeto do vereador.

 

 

O presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Vitória da Conquista, Josafá Barreto, apontou que o país está passando por um momento de dificuldade cuja a Contabilidade é a principal arma para enfrentar a corrupção. “Nós podemos mudar esse país. A Contabilidade séria, não corrompida, nos dá a condição de melhorar os seus índices”, disse o representante sindical.

 

A contadora, Andreza Novais Americano, representou a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Constância Carneiro Galvão. Andreza agradeceu a homenagem e apresentou um vídeo de Maria Constância, no qual a conselheira agradece à Câmara pela homenagem à categoria.

 

O delegado da Receita Federal para Vitória da Conquista, André Reis, apontou que contadores trabalham como facilitadores na relação entre o Fisco e os contribuintes. Em sua fala, Reis defendeu a simplificação do Sistema Tributário e apontou que os contadores são peça fundamental nesse processo de simplificação, justamente pela natureza de sua atuação junto à fiscalizadora e aos contribuintes.

 

 

O delegado, para Vitória da Conquista, do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Amauri Soares Santos, destacou a importância da atividade, sobretudo no momento em que o país vive. “A contabilidade está associada à transparência, organização e confiança nos profissionais que levam e acompanham as informações orçamentárias, mostrando não só a situação de empresas, mas de estados e municípios”, disse. Amauri ressaltou que “nenhuma empresa pode perseverar sem a contribuição de um contador”. Ele explicou que, além de gerar impostos e acompanhar a legislação diariamente, o contador contribui para o planejamento e organização da empresa.

 

 

O conselheiro presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Antônio Carlos Nogueira, destacou a importância da atuação da Contabilidade para o sucesso de gestões pública.  “Centenas de municípios desse país, quanto mais se aproximam da classe contábil a gestão é mais reconhecida”, disse ele. Ele justificou esse reconhecimento destacando que isso é fruto de a Contabilidade ter em sua base a ciência da gestão pública e particular. “Somos uma profissão com a ciência de gerir o patrimônio das pessoas e o público”, apontou ele.

 

 

O secretário da Transparência, Diego Gomes, representou o prefeito Herzem Gusmão, que está em viagem. Segundo o secretário, sua equipe é composta basicamente por contadores. Ele ressaltou que a pasta trabalha com autonomia o que garante transparência às ações da prefeitura. “É uma das marcas da gestão”, detalhou. O secretário relatou que um edital de seleção para contratação de pessoal foi suspenso após parecer de sua pasta. “A gente viu que tinha alguns vícios na confecção do edital. Após o parecer, a gente entrou em contato com a Secretaria de Finanças e de Administração, com o próprio gabinete [do prefeito]. E através desse parecer, o edital foi suspenso e a gente vai fazer uma reanálise dentro da administração para que seja confeccionado um novo [edital]”, falou. Diego frisou que essa iniciativa só foi possível porque o prefeito deu “carta branca” para a parta atuar.

 

O vereador Fernando Jacaré (PT) apontou que a Contabilidade tem crescido e ganhado importância no contexto social e econômico. “Uma boa empresa, uma boa gestão, precisa ter contadores de qualidade. Cada vez mais o mercado precisa disso”, disse o parlamentar, destacando que através da Contabilidade é possível fortalecer a fiscalização das ações dos governos em um momento em que a corrupção mostra mancha feita na história do país, além de otimizar as gestões privadas. Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar parabenizou o seu colega Valdemir Dias por ter proposto a realização da discussão.

 

 

Durante a audiência, o Professor Doutor Alexsandro Campanha, auditor fiscal da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, proferiu uma palestra sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e as recentes alterações promovidas pela Lei Complementar 0157/2016, atualizando os participantes sobre as alterações na lei.