fbpx

Herbário Municipal auxilia no reflorestamento da Serra do Periperi

As medidas adotadas pelo Governo Mais Perto de Você, são indispensáveis para a proteção do maior bem ambiental, histórico e cultural do município, a Serra do Periperi. Além de manter o sítio ecológico de preservação ambiental protegido por lei, a Administração Municipal realiza um trabalho de reflorestamento das áreas degradadas.

Para auxiliar nessa tarefa, a Secretaria de Meio Ambiente conta com o Herbário Sertão da Ressaca, situado na própria Serra do Periperi. O equipamento desenvolve atividades relacionadas à produção de mudas de árvores nativas e espécies não originárias da região. Atualmente, o Herbário tem mais de 12 mil mudas cultivadas para reflorestar espaços que foram devastados. No próximo mês, por exemplo, a Secretaria de Meio Ambiente promove um mutirão para o plantio dessas mudas em uma das áreas da serra desocupadas por decisão judicial.

 

 

“Nosso trabalho visa manter essas espécies para que elas não entrem em extinção e assim estamos assegurando o equilíbrio ecológico da Serra do Periperi. Se a gente não cuidar desse parque é arriscado que muita espécie se perca, a exemplo do melocactus”, declarou o engenheiro agrônomo do Herbário, Lázaro Ribeiro.

 

 

A Melocactus conoideus ou “cabeça-de-frade”, como é popularmente conhecida, pertence a família das cactaceae e ocorre apenas em Vitória da Conquista, numa área localizada no alto da Serra do Periperi. Para que a espécie em risco de extinção permaneça em seu habitat, o Herbário reproduz há cerca de cinco anos esse tipo de cacto.

Outra atividade do Herbário que merece destaque é a realização do levantamento florístico da Serra. Já foram catalogadas 39 famílias distintas. Segundo Lázaro, algumas espécies não foram identificadas e o setor tem buscado parceria com as universidades para prosseguir com esse tarefa. “É importante conhecer esta flora até para preservar a diversidade local. Buscamos ampliar essa pesquisa até com artigos científicas”, ressaltou o responsável pelo setor.

As informações obtidas por meio destes estudos ajudarão também no Plano de Manejo da Serra do Periperi que está sendo elaborado pelo município. Nele, é feito o diagnóstico do local e a partir daí são elaboradas propostas para amenizar ou até mesmo solucionar os impactos ambientais da área em questão.