fbpx

Alunos da rede estadual selecionados para competição internacional de Robótica

 

Estudantes da oficina de Robótica, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré, em Salvador, foram selecionados para participar da etapa região do Torneio de Robótica First Lego League. Trata-se de um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

A etapa regional do torneio será realizada no Sesi do bairro do Retiro, na capital baiana, nos dias 23 e 24 de janeiro. A etapa nacional será no mês de março, no Paraná, e credenciará os vencedores para a participação em torneios realizados em diferentes países, a exemplo dos Estados Unidos, Austrália e Dinamarca, com datas a serem anunciadas.

Criado em 1998 pela First, em parceria com o Grupo Lego, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. A equipe Robograma, do CJCC de Salvador, formada por dez estudantes, está finalizando os últimos detalhes para a apresentação, que vai contar com um robô Lego e um projeto de pesquisa voltada para o tema do torneio: Hidrodinâmica.

O professor de Robótica, Elton Barreto, afirma que a participação em um torneio deste nível é uma conquista muito importante para os estudantes que, mesmo no período de férias escolares, estão envolvidos no aperfeiçoamento do robô. “Estamos desenvolvendo um projeto para a competição, no qual pretendemos estar aptos a realizar todas as missões determinadas pelo torneio. Também vai ser apresentado um projeto de pesquisa que busca reaproveitar a água que fica na pia, como parte de um dos quesitos da prova que leva o tema ‘Hidrodinâmica’. Esperamos nos classificar e participar da etapa nacional, no mês de março, no Paraná”.

robótica
Foto: Ascom/Educação

Em sua primeira competição, o estudante do 1º ano, Ítalo Gabriel, 15 anos, que estuda no Colégio Estadual da Bahia (Central) e faz a oficina de Robótica no CJCC, fala da expectativa de participar do torneio. “Sempre tive interesse por eletrônica e participar da oficina de Robótica é uma oportunidade de aprender muito sobre o assunto. Estou muito empolgado com a nossa participação do torneio e estamos preparados para ficarmos bem colocados na competição”.

Premiados

Os estudantes que fazem cursos e oficinas nos Centros Juvenis estão se destacando em diversas competições de Robótica. Em 2017, projetos apresentados pelos estudantes dos Centros Juvenis de Salvador, Itabuna (sul) e Vitória da Conquista (sudoeste) conquistaram premiações nas categorias ‘Programação’, ‘Design’ e ‘Maker’, na etapa Regional Bahia da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada durante a Campus Party, em Salvador. O prêmio de melhor programação ficou com a equipe ‘Robograma 09’, de Salvador, o de design foi para a equipe de Itabuna e o Maker, para os estudantes de Vitória da Conquista.

Já os projetos desenvolvidos pelos estudantes do CJCC de Vitória da Conquista, o Robótica Educacional e o Choices, receberam Menção Honrosa na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho, em Belo Horizonte, ficando entre os 12 que receberam a honraria em todo o País.

O Choices é um jogo interdisciplinar de cartas digitais sobre hábitos alimentares saudáveis, que proporciona uma ação educativa capaz de despertar nos estudantes a consciência para o cuidado com a saúde. Já o projeto de Robótica Educacional oferece a possibilidade de realização, por exemplo, de uma programação com a placa de arduíno (plataforma de hardware e software, criada para auxiliar no ensino de eletrônica), visando ampliar o acesso de jovens a novas experiências educativas. O foco é o estudo do aplicativo da Robótica para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade.

Além dos Centros em Salvador, Itabuna e Vitória da Conquista, a rede estadual conta, também, com o CJCC em Barreiras (oeste) e Senhor do Bonfim (nordeste). Os Centros Juvenis beneficiam estudantes com cursos e oficinas ministrados no turno oposto os quais estão matriculados no ensino regular.