fbpx

Vitória da Conquista recebe curso de Regularização Ambiental do CEFIR

 

Inscrições abertas no site de eventos da Sema para o último curso presencial do Formar em 2017

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realiza, entre os dias 12 e 15 de dezembro, o curso de capacitação do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) no município de Vitória da Conquista. A iniciativa visa a promover a colaboração de agentes públicos para o funcionamento do cadastro dos imóveis rurais, contribuindo para o fortalecimento e ampliação das ações do Cadastro Ambiental Rural.

As inscrições começaram no dia 20/11 e seguem até a próxima terça-feira, quando a capacitação tem início. Diversas entidades, associações, ongs, sindicatos e o poder público poderão participar do curso, que tem carga horária de 32 horas.  As inscrições podem ser feitas no site de eventos da Sema.

Este é o último curso presencial este ano do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar) e tem como objetivo principal contextualizar e nivelar, com relação à legislação Federal e Estadual, sobre a regularização florestal com ênfase ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR).

“Houve uma solicitação do sindicato de trabalhadores rurais da região ao secretário, que culminou na finalização do calendário de capacitação desse ano com este curso”, revelou Kitty Tavares, diretora de Estudos Avançados em Meio Ambiente.

 

FORMAR

 

O Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Formar – tem como objetivo estruturar as ações de desenvolvimento de pessoas em sintonia com as demandas do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) e do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh), potencializando recursos e esforços.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), através da Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama), estruturou o Formar para ofertar capacitação, mediante a implantação de um programa integrado de formação continuada.

O Programa investe em processos de aprimoramento da gestão pública, dentre os quais, processos educativos, no intuito de criar as condições indispensáveis para o alcance da eficiência na implantação e execução de políticas públicas voltadas para gestão ambiental, além de cooperação para responder, com efetividade, às demandas da sociedade baiana.