fbpx

Estudante conquistense da rede estadual premiada em festival internacional de cinema

Cenas de “Cicatrizes”

 

A estudante Fabíola Rocha Pereira, 18 anos, acaba de ser premiada como melhor atriz na categoria Ensino Médio, do III Festival de Cinema Escolar de Alvorada, no Rio Grande do Sul, um dos mais representativos eventos do gênero da América Latina. A aluna, que concluiu, no final de 2017, o 3º ano no Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, participou durante todo o ano passado de cursos de vídeo do Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC) – unidade da rede estadual, localizada no mesmo município.

 

A sua premiação é fruto do curta-metragem “Cicatrizes”, uma criação estudantil coletiva, que aborda a questão da violência doméstica contra a mulher. O vídeo concorreu com 1.300 produções de 94 países. A direção do filme é de Viviane Nascimento.

 

“Estou muito feliz e surpresa. Quando o nosso professor Daniel Leite nos inscreveu, no ano passado, não tinha muita expectativa de que ganharíamos algum prêmio, já que se tratava de um festival internacional, com concorrentes de quase 100 países e isto não é pouco”, comemora Fabíola, que atuou junto ao colega Johnata Almeida, além da aluna Viviane Osório, responsável pelas imagens, e Ingrid Sousa, pelo figurino.

 

Fabíola conta que “Cicatrizes”, que ficou em 3º lugar no Produção de Vídeos Educativos (PROVE), em 2017, da rede estadual,fala sobre um tema atual e recorrente. “Contamos uma história de muitas mulheres que sofrem abusos em suas relações. No nosso vídeo, finalizamos com a libertação dessa mulher, que passa a escrever livros relatando o seu sofrimento e a sua luta, para mostrar que, com a conscientização sobre os seus direitos, as mulheres terão força para lutar e vencer”.

 

A diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Aline Irigoyen, fala sobre o trabalho realizado pelos estudantes dos cursos de vídeo. “O curta ‘Cicatrizes’ foi produzido com muita dedicação e todo o processo de realização foi enriquecedor para os alunos. Eles tiveram contato com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Albertina Vasconcelos, aqui em Vitória da Conquista, e, para eles, foi uma experiência fantástica que ajudou na criação do trabalho. A premiação do vídeo, através de Fabíola, foi muito importante para todos nós, levando-se em conta que estavam à frente estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual”.