Durante os quatro últimos meses de 2017, a Prefeitura de Vitória da Conquista esteve trabalhando no recadastramento dos servidores públicos municipais, que consistiu em uma atualização de dados individual de cada servidor ativo. Para apresentar os resultados obtidos nesse processo, a secretária municipal de Administração, Silvana Alves, reuniu-se com o prefeito Herzem Gusmão e outros membros do Governo no Gabinete Civil.

 

 

Dos 8.825 servidores públicos ativos do município, 8.548 realizaram o recadastramento, alcançando um total de 97,19%. Dos que não compareceram, muitos estão amparados pelo Decreto nº 18.058/2017, que prevê casos de afastamentos por licença maternidade, licença prêmio ou auxílio doença, por exemplo. Esses profissionais poderão dirigir-se ao setor de Gestão de Pessoas a qualquer momento para se recadastrar.

 

De posse dessas informações, agora a Secretaria de Administração partirá para a próxima etapa, que é avaliar o conteúdo coletado. “Vamos identificar um possível recebimento de benefício que o servidor não tenha direito; ou o contrário, caso o servidor tenha direito e não esteja recebendo. Então agora começa a parte principal do trabalho, que é a apuração dos dados e as suas consequências”, afirma a secretária Silvana Alves.

 

Além de corrigir irregularidades na concessão indevida de proventos, o censo também irá permitir a atualização da base de dados de informações cadastrais de todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas, e fornecer subsídio para controle dos recadastramentos não efetuados. Além disso, a ação também busca potencializar as ações governamentais a partir da implementação do conceito de Governança Legal.

 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados até então alcançados e com o empenho do servidor em comparecer, pois ele viu que é realmente importante se recadastrar e demonstrou que está preocupado com o crescimento da gestão”, avalia a secretária. Texto e foto: Secom PMVC.