fbpx

Presidente do TJBA inaugura novos fóruns em sete comarcas do interior

 

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, inicia o ano de 2018 entregando sete novos fóruns para comarcas do interior: Juazeiro, Porto Seguro, Camaçari, Vera Cruz, Nazaré, Feira de Santana e Itabuna.

Eles ganharam nova estrutura ou foram reformados e ampliados. As inaugurações das novas instalações começam a partir do dia 12, em Juazeiro, e finalizam no dia 30, em Itabuna.

O fórum da Comarca de Juazeiro, localizada a 529 quilômetros da primeira capital do Brasil, passou por uma reforma e ampliação. Com a construção de mais um espaço, o prédio totaliza 2.074,91m² e resulta em um edifício com 3.522,05m² de área construída total. Estacionamento, hall de escadas, elevador e mais dois pavimentos para as unidades jurisdicionais são os espaços que fazem parte da nova área.

Na comarca de Porto Seguro, a 591 quilômetros de Salvador, o novo fórum, segundo a ser inaugurado este ano, consiste em edifício com três pavimentos que totalizam, aproximadamente, 3.900 m² de área construída total. O empreendimento oferece estacionamento interno com área de 2.930 m² para magistrados e servidores e possibilita maior segurança por estar localizado próximo às unidades policiais.

Com um projeto sustentável, que capta de água da chuva e iluminação com luminárias led para melhorar a eficiência energética, o novo prédio oferece uma infraestrutura moderna para os seus usuários.

A população da região metropolitana de Camaçari recebe o novo fórum no dia 22, às 10h. A comarca abrigará um prédio com seis pavimentos, que totalizam 4.349,46 m² de área construída.

Nos dias 25 e 26, as inaugurações serão nas comarcas de Vera Cruz e Nazaré. Em Vera Cruz, o novo fórum consistiu na construção de um edifício com dois pavimentos que totalizam 1.436,61m² de área. O projeto também incluiu toda a instalação de mobiliários novos, serviço de sinalização e persianas.

Em Nazaré, o novo fórum, construído em um terreno de aproximadamente 2.000 m², contou com uma modernização e a instalação de técnicas construtivas que visam a economia, além do conforto ambiental, o aproveitamento de energia elétrica e de recursos naturais.

Em Feira de Santana, a reforma contemplou a modernização das instalações elétricas, de telefonia e lógica, projeto de segurança, substituição do sistema de climatização visando uma maior eficiência energética, sistema de proteção contra incêndio, troca de pisos e revestimentos, reforma e adaptação dos sanitários, intervenções para promover acessibilidade, nova sinalização, substituição da cobertura, além de reforma completa da fachada.

A Vara da Justiça pela paz em Casa de Feira de Santana também ganhou novas instalações. A unidade foi transferida para um outro imóvel, totalmente reformado, com uma área construída de 258 m² em um terreno de 900 m². A presidente estará em Feira no dia 25.

As últimas inaugurações do mês serão nos dias 29 e 30. Nessas datas, além do fórum de Itabuna, a presidente participa da instalação de unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito (Cejusc), em Itacaré, e do lançamento da pedra fundamental na comarca de Ilhéus.

Em Itabuna, a 355 quilômetros da capital baiana, a obra de ampliação do fórum incluiu a construção de um segundo módulo, que foi projetado com a previsão de ampliação através da construção de mais dois módulos. O espaço construído tem seis pavimentos, sendo três subsolos de garagem e mais três que abrigam as funções jurisdicionais, que totalizam 6.041,32 m² de área construída, e está integrado à edificação existente que possui 2.926,40m² de área. As duas edificações totalizam 8.967,71m².

Texto: Ascom TJBA