Semana Municipal de Combate à Hanseníase começa em 24 de janeiro

 

 

Entre os dias 24 e 31 de janeiro, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância em Saúde e do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, promove a “Semana Municipal de Combate à Hanseníase”. O objetivo é reforçar os cuidados que são necessários para o tratamento da doença, além de alertar e incentivar a procura pelos serviços de saúde.

 

Dentro da programação da Semana estão ações de capacitação para profissionais de saúde, atividades educativas e a divulgação do tratamento que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde. O evento faz parte da campanha Janeiro Roxo, que é tido como o mês de conscientização e combate à Hanseníase.

 

Hanseníase e a importância do tratamento

 

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Hansen e se apresenta por manifestações de pele (como manchas dormentes) e por manifestações nervosas (como dores, choques e formigamentos nos trajetos de nervos periféricos). Apesar de ser uma doença que tem cura, ela pode deixar sequelas a depender da demora pela busca por um tratamento.

 

Aqui em Vitória da Conquista, todo o tratamento para a Hanseníase é oferecido pelo SUS. Vale lembrar que as pessoas que convivem ou conviveram com quem recebeu o diagnóstico da doença devem procurar os serviços de saúde o mais rápido possível para serem examinadas.

 

Confira a programação da Semana Municipal de Combate à Hanseníase:

 

24/01 – Capacitação em Hanseníase para equipe de Saúde Prisional no novo conjunto pena de Vitória da Conquista;

26/01 – Realização do “Dia da Marcha” na Unidade de Saúde Dr. Nestor Guimarães;

27/01 – Realização de atividade educativa no Ceasa;

28/01 – Realização de atividade educativa na Feira do Bairro Brasil;

29/01 – Acolhimento de pacientes e familiares no CMPDS;

30/01 – Realização de “blitz da mancha” na Rua João Pessoa;

31/01 – Realização de ação educativa na Praça 9 de Novembro.