fbpx

Começam as matrículas para contemplados no Sorteio Eletrônico da Educação Profissional

 

Desta segunda a quarta-feira (5 a 7), será realizada a matrícula para os 13.048 estudantes que foram beneficiados com o Sorteio Eletrônico da Educação Profissional, que ocorreu na sexta (2), na Secretaria da Educação do Estado, em Salvador. Os candidatos contemplados devem comparecer aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional (Cetep) ou às unidades escolares para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentados os originais e as cópias do CPF, Histórico Escolar, carteira de identidade e comprovante de residência. O início das aulas será no próximo dia 19.

Os estudantes que farão os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Cetep em Música, na capital, passam por um teste de habilidade específica, de caráter eliminatório, aplicado no próprio centro ou escola, durante o período de matrícula. Os estudantes devem levar com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivam a matricula imediatamente.

Os candidatos contemplados são jovens e trabalhadores que já concluíram o Ensino Médio e que querem voltar a estudar. As vagas são para 50 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos, oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e em seus anexos, em 109 municípios baianos, nos 27 territórios de identidade.

Os cursos são de diferentes áreas do conhecimento, como Ambiente e Saúde; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Controle e Processos Industriais; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Técnico em Enfermagem; e Técnico em Nutrição e Dietética, que oportunizam a formação para os jovens e trabalhadores em toda a Bahia

As vagas disponibilizadas foram distribuídas de forma igualitária para as duas opções de acesso. Sendo assim, 50% das vagas foram sorteadas para os estudantes que optaram por utilizar a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 50% para os candidatos que se inscreveram para concorrer ao sorteio eletrônico aleatório. Serão consideradas as médias finais das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na 3ª série do Ensino Médio caso o candidato tenha informado, no formulário da inscrição.

Novas vagas 

No meio do ano, haverá uma nova oferta para cursos na área de Agropecuária e Agroecologia, em regime de alternância, para melhor atender os moradores da região rural. “Também estamos trabalhando para ofertar Educação Profissional com Intermediação Tecnológica, além de cursos Pronatec de formação integral. Ao todo serão 108 mil vagas oferecidas neste ano”, ressalta o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto.