fbpx

HEMOBA intensifica coleta: atender demanda das festas Juninas

 

 

 

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), iniciou ação de conscientização para que a população se dirija aos postos de coleta e realize a doação de sangue visando melhorar os estoques para os feriados juninos, quando a demanda aumenta consideravelmente.

 

A coleta de sangue não oferece riscos à saúde. É feita com material descartável. Mesmo assim, os espaços vazios nas geladeiras do estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – HEMOBA, não deixam dúvida – é necessário aumentar o número de doadores. Em janeiro deste ano, em comparação com o ano passado, as doações caíram 12%. A queda acontece nesta época do ano porque, no verão e no Carnaval, as pessoas perdem noites de sono ou ingerem bebida alcoólica, deixando de atender aos pré-requisitos para serem doadoras.

 

A HEMOBA explica que, para ser doador, o candidato precisa ter entre 16 e 69 anos, os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 60 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue. Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro meses.

 

Todos esses pré-requisitos são verificados antes da doação. “O procedimento é totalmente seguro. O candidato é avaliado previamente, em entrevista e com exame clínico. Além do fato de a cidade ficar cheia nesta época do ano, podendo fazer com que a demanda aumente, o maior problema é que, historicamente, o número de doações cai, porque as pessoas geralmente participam de festas, bebem, perdem noites e deixam de estar aptas para doar. Então, é necessário reforçar o estoque com antecedência, com doações regulares.

 

Transfusões periódicas – Além dos acidentes e doenças que demandam a transfusão ocasional, há doenças que exigem o procedimento periodicamente, tornando a necessidade de haver sempre sangue no estoque.

 

Empresas podem incentivar os funcionários em parceria com a HEMOBA. “Nós temos um setor para captação, que faz o agendamento com parceiros que querem nos ajudar”.

 

A Hemoba de Vitória da Conquista, situada no Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital de Base, conta com a participação e a solidariedade dos doadores. Confira os horários de funcionamento da unidade e faça a sua doação: das 7h30 às 12h.

 

 

Orientações para doadores – Condições básicas para a doação de sangue: Sentir-se saudável; ter entre 16* e 69 anos de idade; pesar acima de 50 kg;  apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. *Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação.

 

Recomendações para o dia da doação – Nunca vá doar sangue em jejum, sem se alimentar; durma no mínimo 6 horas na noite anterior;  não ingira bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não fume por pelo menos 2 horas; evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas.

 

Após a doação, o que fazer? – Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente; não fumar nas primeiras 4 horas; não praticar esportes radicais ou atividade de risco; manter o curativo no local da punção por 4 horas.

 

Endereço Hemoba em Vitória da Conquista: Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base). Av. Filipinas, Bairro Felícia. Telefone: (77) 3427-4501.