fbpx

Limpeza Pública reduz incidência de dengue, chikungunya e zika virus

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, sob o comando do Coronel Esmeraldino Correia, vem incrementando uma série de medidas que visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Entre as grandes ações desenvolvidas pela secretaria nestes primeiros 13 meses de governo da Gestão Herzem Gusmão, são destaques a pavimentação asfaltica com sinalizações vertical e horizontal das Avenidas Amazonas, Sérgio Vieira de Melo, Alagoas, Maceió, Vivaldo Mendes, Siqueira Campos, Rosa Cruz, além de doze vias do Loteamento Vila América e duas vias do Bairro Jurema e da segunda fase da Perimetral. Em andamento ainda as obras de pavimentação da Av. Laura Nunes.

 

Foto: Neto Schimtz

 

Limpeza Pública – Curiosidade: haviam muitas explicações folclóricas sobre os foguetórios que aconteciam diversas vezes por dia na Central de Abastecimento – CEASA, e que eram ouvidos em várias partes da cidade. A população, curiosa, criativa e com poucas explicações, não sabia de que se tratava.

 

Agora, nesta entrevista exclusiva, o Coronel Esmeraldino Correa esclarece: os foguetes tinham uma função curiosa e triste. Eram apenas para expulsar da área da Ceasa, os urubus que se reuniam em busca da sujeira e da carniça que sobravam expostas junto aos alimentos negociados, principalmente dos açougues.

 

Com a caixa compactadora instalada no estacionamento da Ceasa, guardando até 20 toneladas de lixo e restos de alimentos, acabou o foguetório e os urubus desapareceram.

 

Junto ao armazenamento do lixo com a caixa compactadora instalada, uma outra ação ajuda muito na manutenção da limpeza e organização, que é o trabalho de conscientização dos permissionários na melhor maneira de se armazenar o lixo das barracas.

 

Nas feiras livres o trabalho não é diferente. Limpeza realizada em mutirão que procura manter a cidade sempre limpa. Assim como o caminhão “cata bagulhos” que recolhe os materiais que o serviço de coleta de lixo administrado pela Torre, não apanha, como pneus velhos, restos de fogões, restos de prateleiras, sofás, camas, colchões e os variados objetos deixados nas ruas. Além de estarem em pleno funcionamento em vários bairros periféricos, os Pontos de Entrega Voluntária de Lixo, conhecidos PEV’s, que são conteiners de 30 metros cúbicos utilizados para o descarte do lixo. Eles recebem o material trazido por carroceiros e também pelos caminhões da Prefeitura que fazem a coleta de entulho nas residências. As comunidades são convidadas a descartar lixo não doméstico nesses locais.

 

A preocupação com a limpeza e higienização públicas, uma das prioridades da gestão Coronel Esmeraldino Correia à frente da Secretaria de Mobilidade Urbana, é uma das formas de se diminuir a incidência de transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus. Por isso a preocupação de sua gestão em manter a cidade limpa, em todos os bairros, praças, ruas e avenidas, com poda de árvores, de gramas, caiação dos meios-fios entre outras importantes providências.

 

Transportes coletivos – Perguntado sobre a situação do transporte coletivo de Vitória da Conquista, notadamente sobre as repetidas denuncias de descumprimento de contrato da concessão pela Viação Vitória, o titular da pasta da Mobilidade Urbana, Coronel Esmeraldino Correia, disse que “encontra-se em andamento o processo administrativo que está analisando os fatos, assegurando à Viação Vitória todas as perspectivas de defesa resguardados seus direitos e as condições do contrato de concessão. Sobretudo, observando o aspecto social já que se trata de uma empresa que presta serviços ao município há vários anos, e responde com oitenta ônibus carregando passageiros de diversos bairros da cidade. Ao final das investigações em curso, e do processo administrativo, serão tomadas as medidas que o caso requeira”.