fbpx

Projetos ambientais podem receber apoio financeiro: Fundação Grupo Boticário

 

Interessados devem enviar suas iniciativas até 31 de março pelo site da Fundação Grupo Boticário

 

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições para o primeiro edital de 2018 do ‘Programa de Apoio a Ações de Conservação’, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A instituição recebe projetos até o dia 31 de março pelo site, na seção ‘editais’.

 

As iniciativas devem se encaixar em uma das três linhas temáticas. A primeira é ‘Unidades de Conservação de Proteção Integral (continentais e marinhas) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)’, que deve contemplar a criação, ampliação e execução de atividades prioritárias de seus Planos de Manejo. A segunda linha, ‘Espécies Ameaçadas’, busca a execução de ações prioritárias dos Planos de Ação Nacional (PAN) para espécies e ecossistemas e definição de status de ameaça. Também são aceitas ações emergenciais para aquelas espécies que ainda não possuam PANs ou que visem enquadrar uma espécie em listas oficiais de ameaças. A terceira linha é ‘Ambientes Marinhos’ e engloba estudos, ações e ferramentas para proteção e redução da pressão sobre a biodiversidade marinha.

 

Podem se inscrever nas três linhas do Edital de Apoio a Projetos da Fundação Grupo Boticário instituições sem fins lucrativos, como fundações ligadas a universidades, organizações não governamentais (ONGs) e associações. Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para edital@fundacaogrupoboticario.org.br.

 

Ao longo de seus 27 anos, a Fundação Grupo Boticário se tornou uma das principais instituições da iniciativa privada do Brasil a apoiar projetos de conservação da natureza. Desde 1990, 1.541 iniciativas de 501 instituições receberam apoio financeiro, contribuindo para a descrição de 172 espécies, para o estudo de 257 espécies ameaçadas e beneficiando 504 unidades de conservação.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.