Homens trocam os botecos pelas barbearias
De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), tratamentos para cabelos e pele entraram na rotina masculina. Segundo os dados, 45% dos entrevistados se declararam vaidosos, 54% dos homens afirmaram que vão com frequência ao salão e 40% deles já agendaram consultas com dermatologistas.
De olho neste potencial, a 17ª edição HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, dedicou 10% do espaço de exposição para marcas de cosméticos, acessórios, artigos de decoração e mobiliário feitos especialmente para agradar ao público masculino. “A área de beleza masculina cresce a cada edição da HAIR BRASIl, acompanhando as mudanças de mercado e do comportamento do homem. Nossos expositores trazem para a feira as últimas novidades em produtos, tendências e serviços que vão alimentar esses mercado que ainda tem muito para crescer”, diz Jeferson Santos. Diretor-geral da HAIR BRASIL.
Eles estão cuidando mais da beleza, sem dúvida, mas um dos fatores que atraem cada vez mais os homens para os salões masculinos é a típica atmosfera masculina. A chamada “caverna” ou “recanto do guerreiro”, criada para reunir tudo o que o homem mais gosta: fazer a barba, tomar uma cerveja, jogar sinuca, apreciar um bom charuto e passar o tempo papeando com os amigos. Tudo isso sem aquela típica competição, tão comum no mundo feminino, ou a cobrança da parceira enciumada.
É por isso que as barbearias se multiplicaram nos últimos anos e não só nas metrópoles como também nas cidades menores. De acordo com Paulo Vieira, diretor comercial da Van de Velde, empresa de Limeira, no interior de São Paulo, especializada em mobiliário para salões de beleza e barbearias, o mercado percebeu que nascia uma tendência mundial de cuidados com a barba e beleza masculina. “Na busca por nichos específicos, os salões começaram a dar valor ao público masculino, criando espaços com uma imagem e atmosferas que se conectam com seu mundo. Isso fez com que ele criasse gosto pela sensação positiva de ter um momento só para ele”, avalia o executivo.
Estilo lenhador – A imagem do homem hipster norte-americano, estilo lenhador com barba comprida e bem aparada, que remete ao estilo retrô, caiu no gosto do homem brasileiro moderno e criou uma identidade peculiar para o segmento. A marca já trabalhava poltronas com um aspecto menos feminino e mais robustas, mas ainda sem o apelo vintage, no entanto, percebeu que abraçar essa essência seria inevitável para incrementar seus negócios.
“Usar a decoração vintage é uma forma de resgatar a imagem das tradicionais barbearias, que desaparecem com o tempo. Hoje, essa profissão voltou a ter valor e alta demanda, com aceleração nas vendas do segmento como um todo. No ano passado, alcançamos 60% de crescimento só na linha masculina de mobiliário. Neste ano, vamos ultrapassar esse resultado, com uma ampla variedade de estilos e produtos com preços que variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Isso atende ao perfil de diversos clientes”, diz Vieira.
Com expectativa de incrementar 40% as vendas em 2018, a loja paulistana Recanto do Guerreiro, que comercializa itens de decoração, abriu um e-commerce para atender a demanda. “O nosso desafio é manter o cliente fiel após o boom em 2015. Hoje, principalmente em São Paulo, a barbearia já começa a se estabilizar e o empreendedor, mesmo ainda inspirado pelo estilo vintage, inicia uma busca pelo seu próprio estilo”, explica Jean Guerreiro, sócio da empresa.
O preço ainda é um diferencial na hora de o pequeno empresário abrir as portas de seu espaço que, segundo Jean, é mais contido na hora de investir em decoração e acaba adquirindo os itens aos poucos e não de uma só vez. “O barbeiro depende do seu ganho semanal e planeja seus investimentos no espaço a partir disso. Eles geralmente investem mais no início, durante a montagem da barbearia, e depois gastam em média cerca de R$ 200,00 por compra e realizam essa aquisição diversas vezes ao longo do mês, mantendo a fidelidade por todo o ano. O nosso desafio é criar a necessidade de compra permanente”, afirma.
O barbeiro Lele Flash Power, que atua no segmento há 18 anos e hoje comanda a franquia de 11 lojas na capital paulista que leva o seu nome, enxerga uma mudança de estilo na busca por uma própria identidade sem deixar de lado a imagem da barbearia autêntica e clássica. “A barbearia já se modificou e oferece uma gama de serviços além do corte e barba. Hoje, o investimento médio com a montagem do salão, incluindo decoração, fica entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. O homem se encontra na barbearia desde os cuidados com sua imagem até aquela parada para tomar um chopp ou jogar vídeo game com seu filho”, conclui Lele, que também acaba de lançar na HAIR BRASIL a marca de cosméticos para homens Authentic Vintage e planeja inaugurar mais duas unidades da Flash Power em 2018.
Lançamentos masculinos – Conhecido como um trabalho social que tira jovens carentes de situações de risco, a Batalha dos Barbeiros transcendeu a escola profissionalizante no Rio de Janeiro e, agora, investe em produtos masculinos de olho nas barbearias. A linha conta com pomadas modeladoras, black e teia matte, além de shampoo, condicionador e produtos para a barba.
O novo portfólio é o resultado dos esforços da “madrinha dos barbeiros”, Erica Nunes, que chegou a morar nas ruas do Rio de Janeiro durante a adolescência, mas encontrou na barbearia artística uma forma de expressão e profissionalismo. “O projeto começou há cinco anos e hoje temos aqui na HAIR BRASIL mais de dois mil inscritos para a Batalha. O lançamento dos produtos é um passo à frente na valorização do barbeiro profissional e subsídio para o nosso espaço de formação”, afirmou.
De olho neste crescente mercado brasileiro, a empresa argentina Sir Fausto marca sua estreia no Brasil com a participação na HAIR BRASIL. A aposta está nos produtos 100% naturais e de origem vegetal, voltados tanto ao tratamento quanto à finalização, do couro cabeludo ao cabelo, pele e barba. Ao todo são 14 produtos que serão comercializados em barbearias de todo o país.
Vitória da Conquista acompanha a tendência dessa moda ditada pelas maiores capitais brasileiras, e já apresenta uma grande quantidade de barbearias especializadas no estilo dessas das grades cidades. Não é nenhuma surpresa tendo em vista que o empresariado local mantém ligações no país inteiro.