fbpx

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia lança premio de jornalismo

1º Prêmio SBN de Jornalismo – Porque dor tem pressa!

 

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), em comemoração aos seus 60 anos de fundação, premiará as melhores publicações relacionadas à neurocirurgia. O Prêmio SBN de Jornalismo – 2018 distribuirá R$ 41.000, divididos em quatro categorias (mídia impressa, rádio, televisão e on-line), além da premiação especial para a melhor publicação do ano.

 

Ao lançar o seu Prêmio de Jornalismo, a entidade atende uma de suas metas básicas, que é fomentar iniciativas direcionadas para combater os problemas existentes na área de saúde neurológica no Brasil, como, por exemplo, o estigma contra os pacientes portadores de doenças neurológicas, bem como estimular a veiculação de matérias sobre prevenção, tratamentos, novas técnicas que podem propiciar mais qualidade de vida aos pacientes e as inovações da medicina na especialidade.

 

O Prêmio SBN de Jornalismo reconhecerá os trabalhos divulgados pelos veículos de comunicação sediados em todo território nacional, que mostrem temas ligados à neurocirurgia e que valorizem a autoestima dos portadores, minimizem o preconceito, esclareçam dúvidas da população e defendam políticas públicas de saúde que melhorem o acesso e qualidade no atendimento dos doentes.

 

Faz-se necessário esclarecer que a Neurocirurgia é uma especialidade médica e sua atuação está relacionada às doenças do sistema nervoso central e periférico como hidrocefaliatumores, derrame cerebral (AVC), aneurismas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares, bem como do tratamento da epilepsia, da dor, das desordens dos movimentos (tais como a doença de Parkinson, as distonias e o tremor essencial), dores de cabeça, doenças da medula espinhal, doenças dos nervos e das raízes, dentre outras. A neurocirurgia pode ainda ser dividida em subespecialidades relacionadas à base do crânio, coluna, trauma, tumores, vascular, neurointensivismo, neurocirurgia pediátrica, nervos periféricos, funcional e radiocirurgia.

 

Além dos prêmios em dinheiro, serão entregues certificados aos finalistas, em reconhecimento aos trabalhos vencedores. O evento conta com patrocínio exclusivo da SBN.

 

Para o presidente da SBN, Ronald de Lucena Farias a iniciativa tem como objetivo auxiliar milhares de pessoas que enfrentam dor e falta de informação, bem como valorizar o trabalho dos jornalistas.”Sempre que uma reportagem esclarecedora leva uma pessoa até o diagnóstico certo e tratamento adequado, temos um ganho social incalculável. Reduzir a dor, melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças crônicas e esclarecer a sociedade também é missão do médico e desejamos auxiliar o trabalho da imprensa e ofertar informações claras e com o objetivo exclusivo de acesso á informação e ao tratamento”, explica o neurocirurgião.

 

Corra, as inscrições são até: 20/08/2018.

 

Poderão concorrer os trabalhos publicados e/ou divulgados por veículos de comunicação no período de: 01 de janeiro de 2018 a 20 de agosto de 2018.

 

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: http://portalsbn.org/premio-sbn-de-jornalismo/

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia 

 

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, fundada há 60 anos, e composta por médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Atualmente, a SBN está entre as cinco maiores associações do mundo, com aproximadamente 2.400 associados e 600 residentes em formação.

http://portalsbn.org/portal/