Ao lado de Maíra (3ª colocada na categoria Fundamental II), Gabriel comemora o primeiro lugar na mesma categoria

 

Desde a primeira letra escrita até ser premiado por um texto, o aluno da Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva, Gabriel Mercês Silva, não lembra o tempo certo que isso levou. Mas recorda que foi o seu irmão mais velho o incentivador. E deu certo: Gabriel ficou em 1º lugar na categoria Fundamental II (8º e 9º Ano) do projeto Lápis na Mão.

 

A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do Centro de Convenções Divaldo Franco. Promovido pela TV Sudoeste e patrocinado pela Prefeitura, o projeto Lápis na Mão busca incentivar a leitura e a escrita, premiando anualmente as melhores redações da Rede Pública de Educação.

 

Os vencedores – Os 30 finalistas escolheram suas músicas prediletas e, antes de serem anunciados ao público presente, os ganhadores eram os primeiros a saberem de suas conquistas. “Fiquei bastante surpreso e feliz ao ouvir a música que eu tinha escolhido”, disse o vencedor.

 

Gabriel também fez questão de citar as pessoas que o ajudaram nesta conquista: “Meu irmão mais velho é apaixonado por leitura e me incentiva bastante a ler. Antes desse concurso eu não era acostumado a escrever uma redação, mas minha professora Karine Malta me incentivou e eu me esforcei para fazer e ser bom”.

 

Outra aluna da Rede Municipal de Ensino que ficou surpresa e alegre com o resultado foi Maíra Bispo Santos. “Foi muito emocionante, até chorei. Eu não esperava ganhar esse prêmio. Pra mim, foi uma vitória só de participar do projeto, saber como era, e agora saber que fui uma das vencedoras, não tenho palavras para descrever o que estou sentindo”, declarou depois do resultado. A aluna do 9º ano do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa foi a 3ª colocada também na categoria Fundamental II.

 

Maíra sempre gostou de ler e escrever, mas não havia participado do Lápis na Mão. Isso porque ela mora e estuda em Bate-Pé e as escolas da zona rural não eram contempladas com o projeto. “A minha professora me apresentou o projeto que até então eu não conhecia. Ela me incentivou muito a participar e meus colegas me apoiaram muito”, disse ainda eufórica.

 

Secretária Selma Oliveira destacou importância do projeto

 

Os realizadores – Outros 10 alunos de escolas da Rede Municipal de Educação foram finalistas. “É uma enorme alegria ver nossos estudantes participando e sendo premiados neste projeto. Agradecemos a TV Sudoeste pela promoção e aos nosso diretores, coordenadores, professores e pais pelo incentivo dado aos nossos alunos. A Prefeitura não poderia deixar de apoiar um projeto com essa magnitude que, em consonância com a Secretaria de Educação,  busca conduzir e incentivar a leitura e a escrita de nossas crianças e adolescentes. Parabéns a todos os envolvidos”, explanou a secretária municipal de Educação, Selma Oliveira.

 

Segundo o gerente executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas, com o tema “Florestas e Livros, Lugares de Encantos”, o projeto incentivou estudantes de escolas públicas no desenvolvimento da leitura e escrita, estimulando também a criatividade e o debate do assunto em sala de aula. ” É importantíssimo trazer essas crianças para a formação através da redação, que é a base de tudo. E estamos trazendo essa semente de educação, e este ano ressaltamos o Meio Ambiente para que estes meninos tenham contato com a temática e se tornem adultos que possam trazer mais resultados e mais verde para a nossa cidade”, afirmou.

 

Os alunos foram premiados, conforme colocação, com notebook, tablet, smartphone e certificados. As escolas dos alunos vencedores também serão premiadas, conforme colocação, com desktop, impressora e certificados.

 

Premiação foi acompanhada por familiares e professores

 

Os coadjuvantes – Gabriel e Maíra, com outros sete vencedores da edição 2018, foram o centro das atenções, mas para chegarem até lá, eles receberam a ajudar de seus pais, professores, coordenadores e diretores de suas escolas.

 

Para a professora de Português da Escola Maria Rogaciana, Karine Malta, o resultado de Gabriel não foi surpresa: “Fizemos um trabalho em sala de aula e desde a primeira fase, eu disse a ele que seria vencedor, porque os textos dele são muito bons. E na fase final como ele ia fazer a redação na hora ele disse que não estava confiante, mas eu sempre estive”.

“Eu sinto um orgulho muito grande. Sempre deixo ela à vontade para estudar. Foi muito bom os professores e a TV darem essa oportunidade. Tem muitos talentos lá na roça também”, comentou Vitória Bispo dos Santos, a mãe de Maíra.

 

Confira a lista dos primeiros colocados:

Categoria Ensino Fundamental I – 6º e 7º Ano:
1º Nicolas dos Santos – Colégio da Polícia Militar
2º Lívia dos Santos Chaves – Colégio da Polícia Militar
3º João Pedro Cruz Brito – Escola Estadual Adelmário Pinheiro

 

Categoria Ensino Fundamental II – 8º e 9º Ano:
1º Gabriel Mercês Silva – Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva
2º Maria Eduarda Aragão Santos – Colégio Estadual Anísio Teixeira
3º Maíra Bispo Santos – Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa

 

Categoria Ensino Médio
1º Tiago Martins da Silva – Colégio da Polícia Militar
2º  Jaqueline dos Anjos Silva – Centro Integrado Navarro de Brito
3º  João Pedro Sena Gomes – Colégio Estadual Anísio Teixeira