fbpx

Estudantes da UESB criam plataforma que une solidariedade e administração

por Mariana Lacerda. Foto Ascom UESB 

Turma apresentando resultado do trabalho (Fonte: Blog Conquistando Vidas)

 

No campus de Vitória da Conquista, uma das avaliações da disciplina “Comunicação nas organizações” despertou a solidariedade e o ativismo nos estudantes. Foi com o intuito de aproximar os alunos da prática de gestão social e romper com a lógica das organizações apenas de fins lucrativos, que a professora responsável pela disciplina propôs a criação de uma plataforma que possibilitasse a divulgação dos trabalhos de instituições filantrópicas da cidade.

 

A ideia de agregar em um mesmo espaço as ações da Casa do Amor, Casa da Vida, Casa Renascer e Lar Santa Catarina de Sena levou os alunos à concepção do blog Conquistando Vidas. A professora Gardênia Jardim, idealizadora do projeto, explica que, para isso, os estudantes fizeram visitas às instituições e puderam conhecer um pouco da realidade e dificuldades enfrentadas. “Os alunos se aproximaram de teorias da Administração em uma aplicabilidade social e, através da ferramenta de gestão 5W2H, criamos ações para ajudá-las. Fizemos uma campanha para arrecadar bens de acordo com as necessidades dessas casas”, contou.

 

Para os estudantes, a oportunidade foi de crescimento não só acadêmico, mas também pessoal. Uma das responsáveis pela criação do blog, a aluna da disciplina Camila Germano explica que a pretensão inicial era dar visibilidade e reconhecimento às instituições. No entanto, com o desenvolvimento do trabalho, os alunos perceberam a necessidade de fazer algo mais completo e a ideia do blog surgiu como maneira de unir e tonar esses projetos mais conhecidos ao mesmo tempo em um só lugar.

 

Entidades beneficiadas pelo projeto

 

“Esse projeto foi muito importante, pois para ajudarmos não precisamos de muito, apenas de iniciativa e aos poucos fomos conquistando. Isso implica diretamente na sociedade, uma vez que são ONGs, que se mantém apenas por doações. É um projeto que será propagado e continuará vivo”, comentou. A proposta de levar o trabalho adiante é uma preocupação da aluna. Pensando nisso, o blog traz uma ferramenta de doação online, com cartão de crédito em qualquer valor. Inicialmente, o procedimento está sendo realizado apenas pela Casa do

Amor, mas a expectativa é de que, em breve, esteja disponível também para as outras instituições do blog.

 

Destacando que a maior importância do trabalho é a divulgação dessas instituições, a responsável pela Casa do Amor, Maria Eunice Silva Pereira, defendeu a contribuição de ações como essa para a sociedade que se deseja para o futuro. “A experiência foi muito agradável. Ver o olhar daqueles meninos quando conheceram um campo de trabalho – um outro mundo que eles nunca imaginaram que existiam – foi muito bom e esperançoso. Creio que isso também lhes deu um novo ânimo”, concluiu.