fbpx

IFBA assina convênio do programa Cidadão Aprendiz

 

Iniciado convênio firmado entre o Instituto Federal da Bahia – IFBA, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e o Ministério do Trabalho, que consiste em proporcionar a 30 jovens uma oportunidade de aprendizagem profissional por meio do programa Cidadão Aprendiz. O primeiro contato entre esses órgãos para discutir esse projeto aconteceu em novembro do ano passado e contou com a presença do pró-reitor de extensão José Roberto Oliveira.

 

O Cidadão Aprendiz é um programa vinculado aos órgãos de acolhimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que busca inserir jovens em situação de vulnerabilidade social ou econômica no mercado de trabalho. Os jovens selecionados serão empregados em secretarias da prefeitura. Para o prefeito Herzem Gusmão, esse é somente o pontapé inicial. “Essa experiência vai se estender a outras prefeituras da região e outras empresas, indústrias, comércio, serão todos conclamados a estar inseridos nessa proposta de resgate aos jovens sem oportunidade”, afirma.

 

O papel do instituto nessa parceria é promover a qualificação teórica desses jovens. O diretor de ensino Manoel Nunes acredita que esse projeto é essencial para que haja uma interação entre o IFBA e a comunidade externa. “Com isso, o IFBA está cumprindo uma de suas missões, que é a de extensão, de trabalhar junto com a comunidade, abrindo suas portas”, completa.

 

Os jovens também terão acesso, quinzenalmente, aos setores do campus: psicólogos, pedagogos, engenheiros ambientais, técnicos em segurança do trabalho e mais de acordo com suas necessidades. Além disso, o IFBA oferecerá também uma capacitação virtual, através do Portal de Inovação e Qualidade – InQ.ifba, que é coordenado pela professora Graça Bittencourt e os alunos de Sistemas de Informação Lidiana Vieira, Lorena Leal e Ricardo Lima. O papel do portal é cuidar da gestão educacional_ lista de presença, aferição de resultados, provas etc. Para a professora Graça, além de todo o benefício social que o convênio traz, ele também beneficia o portal: “A gente uniu o útil ao agradável, porque a gente teve a visibilidade que a gente queria, e também pôde demonstrar a capacidade virtual que nós temos”.

 

Outra parceria desse projeto é com a empresa EPCL Empreendimentos, que será responsável pelo contrato de aprendizagem. Com esse contrato, o jovem terá direitos trabalhistas, com salário mínimo proporcional à jornada, FGTS com alíquota de 2%, vale transporte e seguro de vida.