fbpx

Capacitação promovida pela UPB lota auditório em Vitória da Conquista

 

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (12/7), em Vitória da Conquista, mais uma edição do projeto UPB Capacita, que leva palestras e orientações aos servidores municipais no interior do estado. A solenidade de abertura do evento, no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE), reuniu autoridade políticas e cerca de 400 participantes de toda região sudoeste. Com foco na eficiência da gestão pública, o encontro promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) segue até esta sexta (13), discutindo licitações e contratos, rejeição de contas, captação de recursos, convênios, comunicação, soluções jurídicas e administrativas, planejamento urbano e regularização fundiária.

 

 

Ao saudar o público presente ao encontro, o presidente da UPB, Eures Ribeiro comentou o momento difícil da economia brasileira e a queda de receita, agravada este mês pelos reflexos da greve dos caminhoneiros. “Temos que retomar nossa luta. Agora após o São João retornaremos ao TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] para concretizar a resolução sobre o índice de pessoal dos programas federais para quando chegar o final do ano não precisar demitir todo mundo mesmo com dinheiro em conta”, afirmou.

 

Dando como exemplo a experiência de sua gestão como prefeito reeleito no município de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro aconselhou os prefeitos: “o grande segredo de governar é não dizer sim sempre. Temos que enfrentar os interesses pessoais, o clientelismo que é uma cultura enraizada nos municípios”, disse. As capacitações gratuitas oferecidas pela UPB aos municípios associados, orientou mais de 5 mil técnicos municipais no último ano.

 

O trabalho orientador da UPB para viabilizar recursos a mais para os municípios, contratos e a capacitação dos técnicos municipais foi ressaltada pelo vice-presidente da entidade, José Henrique Tigre, que exaltou o comprometimento do presidente Eures Ribeiro, sobretudo, com os municípios pequenos. “Nós estivemos juntos ontem em Brasília e conseguimos a retomada da operação carro-pipa. Então, quero lhe agradecer, Eures, pela parceria que você tem com os prefeitos e a sensibilidade, principalmente com os municípios menores que mais precisam. O que mostra como devemos parabenizar seu trabalho por disponibilizar a equipe técnica da UPB para formar nossos servidores. Sem uma equipe de qualidade não se chega a lugar nenhum na gestão pública”, apontou o gestor também conhecido como Quinho.

 

Representando o prefeito Herzen Gusmão de Vitória da Conquista, que não pôde comparecer ao evento pela perda de um familiar, a vice-prefeita Irma Lemos lembrou que são os servidores que “dão sustentação ao trabalho do prefeito”. Ela acrescentou ao debate o alerta de ser esse um ano eleitoral que requer atenção redobrada dos agentes públicos na isonomia da gestão. “Conquista está acolhendo vocês hoje e amanhã e é a oportunidade de aprender. Temos que estar muito atento porque a cada dia somos mais cobrados e precisamos estar em alerta”.

 

 

Aprimoramento

 

O prefeito de Itambé, Eduardo Coelho de Paiva Gama (PMDB), que é presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Pardo, ressaltou que as capacitações têm aprimorado a atuação das administrações municipais. “Precisamos desse norte para nossa gestão está sempre trilhando no caminho da legalidade”, disse. “Essa atenção dada aos municípios faz a gente aproveitar melhor a mão de obra da prefeitura e lhe parabenizo, Eures, por esse projeto”, completou o prefeito de Planalto e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Baiano, Edilson Duarte da Cunha.

 

O UPB Capacita em Vitória da Conquista contou com a presença de parceiros estratégicos, a exemplo da Caixa. O superintendente regional do banco, Ismael Boaventura Netto, destacou o olhar da UPB para capacitação, como algo fundamental para a administração pública, e ofereceu apoio às prefeituras na solução de convênios e contratos. “Nossa parceria com os municípios é importante para o desenvolvimento humano. Levar políticas públicas à sociedade brasileira é a principal razão da Caixa existir, diferente de um banco privado”.

 

O UPB Capacita pretende visitar nove regiões do estado este ano. O município de Itaparica é o próximo a receber a capacitação nos dias 27 e 27 de julho. Na sequência Guanambi, Barreiras, Itabuna, Itaberaba, Jacobina e Porto Seguro reunirão gestores e técnicos dos polos regionais para o aprendizado especializado oferecido pela UPB. A iniciativa tem a parceria da Caixa, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP).

 

Texto e imagens: imprensa UPB.