Prefeitura Móvel leva serviços para Distrito de Inhobim


Foram realizados 2722 atendimentos na 7ª edição do projeto Prefeitura Móvel. O evento, que chega à sua terceira edição na zona rural, foi realizado nesta sexta-feira (20), na Escola Municipal Paulo Setúbal, no distrito de Inhobim. Todas as secretarias municipais levaram serviços e atendimento para o local, facilitando o acesso da população de todas as comunidades vizinhas.

 

Serviços do Cartão SUS, do Bolsa Família Móvel, atendimento médico e odontológico, exames médicos, vacinação e serviços de assistência social foram algumas das ações oferecidas. Além disso, a comunidade também contou com distribuição de manivas e de mudas de umbu gigante, emissão do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e orientações sobre o Garantia Safra.

 

A Economia Solidária também esteve presente, com oficinas de artesanato e doação de matéria-prima para os artesãos. O projeto Educarte levou brinquedos e atividades lúdicas para as crianças, com apresentações musicais e muita brincadeira.

 

Poliana trouxe suas filhas para vacinação e atendimento odontológico

 

A lavradora Poliana Rocha veio do Assentamento Arizona para participar da ação. Ela trouxe as três filhas para vacinação e atendimento odontológico. Ela conta como o Prefeitura Móvel facilita a vida da população rural: “Para a gente foi muito bom, para não precisarmos ir a Conquista.” E continua: “Facilitou muito, a questão de passagem, e de ficar o dia todo em Conquista, porque lá você tem que ir 5 da manhã e retornar 3 da tarde, aí fica mais difícil.”

 

João Otacílio dos Santos, conhecido como Dão, destaca que o evento significa algo inédito na região. “Porque nós temos várias passagens e muitos anos de Prefeitura e nunca tivemos uma mobilidade igual essa aqui. A Prefeitura sendo instalada em Inhobim, todos os órgãos da Prefeitura atendendo aos anseios e reivindicações da comunidade. Agradeço e parabenizo o prefeito por estar cumprindo aquilo que ele prometeu” afirma.

 

 

O prefeito Herzem Gusmão destaca a relevância de levar os variados serviços para perto da população. “É importante porque você tem aqui uma série de ações. Uma forma de sair do Gabinete, o prefeito e todos os secretários, e ouvir o povo. A população reclamando, reivindicando, e a gente na medida do possível realizando”, diz.

 

Vários serviços foram disponibilizados para a população

 

Ações prévias – Como parte da programação do Prefeitura Móvel, uma série de outras frentes de trabalho vieram sendo desenvolvidas em Inhobim ao longo da semana. Mutirão de limpeza, Operação Cata-Bagulho, Operação Tapa Buraco e reposição de lâmpadas foram algumas das ações executadas pela Secretaria de Serviços Públicos.

 

Enquanto isso, a Secretaria de Meio Ambiente trabalhou no mutirão de poda, suspensão de copas das árvores do canteiro central do distrito e na construção de uma pequena praça na rotatória, com quatro canteiros fixos, onde serão plantadas espécies resistentes ao sol.

 

Na Escola Municipal Paulo Setúbal, que sediou o evento, foi realizada a reforma de um muro, que vinha ameaçando a segurança da comunidade escolar e dos transeuntes. Melhorias em iluminação e nos sanitários também foram realizadas. Além disso, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação, implantou uma horta na escola. Ela será mantida pelos próprios alunos, por meio de atividades educativas.

 

Crianças se divertem com atividades lúdicas e brincadeiras