fbpx

Defesa Civil libera verba para carro pipa atender 26 cidades do Sudoeste

Em contato realizado na tarde desta quinta-feira (2) com o diretor-superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia, Paulo Sérgio Menezes Luz,  ficou confirmado o repasse, de forma excepcional, de R$ 60 mil a cada um dos 26 municípios do Sudoeste da Bahia atingidos pela seca. Isto, para garantir o abastecimento de água via carro-pipa até setembro, tempo previsto para que o Exército retome a responsabilidade  de socorrer estes municípios.
A medida atende às solicitações e gestões dos prefeitos das localidades envolvidas que travaram a luta para o retorno do carro-pipa como meio de abastecimento emergencial, já que ele havia sido cortado pela  Portaria 130, publicada em 7 de maio pelo do Ministério da Integração Nacional, que não reconhecia o estado de emergência de 29 municípios baianos do semiárido.
A realidade é que o Governo Federal havia publicado  mapa generalizando dados pluviométricos sobre  a Serra Geral como sendo uma região chuvosa e retirou da situação de emergência muitos municípios que estão sofrendo com a seca. Com a pressão dos prefeitos, isto foi revisto.
O diretor Paulo Sérgio disse que dispõe de R$14 milhões para atender aos municípios “de forma excepcional” até que o Exército normalize o abastecimento com carros-pipa. “Acabei de conseguir autorização do Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Renato Nilton, para atendermos os municípios que estão em situações de emergência”, disse o diretor.
Dentre os  municipios que foram prejudicados pela Portaria 130 e devem ser contemplados agora são: Anagé, Aracatu, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Caraíbas, Carinhanha, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Guajeru, Itaquara, Itiriçu, Iuiú, Jacaraci, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada, Mirante, Presidente Jânio Quadros, Piripá, Planalto, Poções, Sebastião Laranjeiras, Tremedal e Urandi.