A partir de agora, os 720 alunos que estudam na sede da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, no distrito de Pradoso, passarão a contar com uma sala de informática. O equipamento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal da Juventude e a empresa Clariant. O equipamento conta com 14 computadores, doados pela empresa, e que acaba de ser entregue à comunidade escolar.

 

O chefe de Gabinete, Marcos Ferreira, participou da cerimônia representando o prefeito Herzem Gusmão. Ele agradece à parceria que possibilitou esse momento: “É uma dicotomia que funciona muito, a iniciativa privada tendo noção das suas responsabilidades com o município e com as comunidades. Eu estou me referindo à empresa Clariant, a Roberto Lazari e toda a sua equipe, entregando uma série de equipamentos especificamente da área de informática, para viabilizar o conhecimento.”

 

 

Para a secretária de Educação, Selma Oliveira, a sala de informática vem para estimular o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes. “Contribuir para que nossos alunos encontrem um momento em que eles mergulhem na informática, para crescer, desenvolver e quem sabe serem os futuros responsáveis pelas criações e pelo crescimento determinado por essas máquinas”, reforça.

 

A coordenadora da Juventude, Melry Amaral, destaca o propósito dessa iniciativa: “O intuito é trazer inclusão digital para os meninos daqui do colégio e também de todo o povoado, toda a zona rural do pradoso.”

 

Além disso, ela conta que essa é uma experiência que deve servir de inspiração para outras localidades. “É um olhar diferenciado que nós pretendemos levar não só para o Pradoso, mas para outros locais.

 

Começou aqui e pretendemos levar mais adiante”, completa.

 

De início, a sala de informática irá beneficiar diretamente cerca de 60 alunos, do 5º e 6º ano. Eles receberão uma monitoria para as aulas uma vez por semana, como conta a vice-diretora da escola, Maria do Carmo Melo. Ela também avalia positivamente a novidade: “A escola se sente muito feliz com a contribuição desta sala, porque os alunos vão ter acesso à informática, já que aqui na zona rural é mais difícil para eles ter contato com computadores.”

 

 

Novas melhorias – Durante a visita à Escola Municipal José Rodrigues do Prado, a comitiva do Governo Municipal conversou com a comunidade escolar e recebeu outras demandas existentes na localidade. Uma delas é a construção de três salas de aula, em vez de duas, conforme já está previsto no projeto da obra de ampliação da escola. Esse espaço seria dedicado a atividades lúdicas, como música e judô, que já ocorrem em um espaço fora da instituição.

 

“Recebemos também a demanda de uma quadra. O secretário da Transparência, Diêgo Gomes, está aqui e acha que é viável, pois existem emendas projetadas para a região, e vamos tentar viabilizar. Em relação à sala de informática que está sendo entregue, percebemos que a rede ainda é insuficiente, então também vamos fazer ampliação da rede de internet, para que os alunos possam acessar simultaneamente todos os equipamentos”, revela o chefe de Gabinete, Marcos Ferreira, ao afirmar o interesse do Governo em atender às reivindicações.