Mulheres amamentaram seus filhos na Praça Tancredo Neves

Evento chamou a atenção da população sobre o direito de amamentar em qualquer lugar

 

O ponto alto da programação do Agosto Dourado, em Vitória da Conquista, aconteceu neste sábado (25). Foi a “Hora do Mamaço”, que reuniu, na Praça Tancredo Neves, dezenas de mães, profissionais do Esaú Matos e de instituições parceiras, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre o direito da mãe amamentar seu filho em qualquer lugar que ela julgue confortável.

“O bebê não tem hora para comer, ele mama ‘livre demanda’. Então, toda hora que ele solicita o leite da mãe, ela precisa oferecer a ele. Às vezes, é no supermercado, no shopping, no banco. E como no Brasil ainda acontece muita discriminação pela prática de dar a mama ao bebê em público, o mamaço vem para combater isso”, comentou a coordenadora do Banco de Leite, Audrey Marins.

 

 

Antônia Celiana destacou a importância de atender a livre demanda do bebê

 

 

Opinião compartilhada pela operadora de caixa, Antônia Celiana. Mãe do pequeno Raul, de três meses, ela narrou uma história que viveu que exemplifica esse tipo de preconceito. “Certa vez, quando amamentava meu filho mais velho (hoje com 10 anos) num órgão público, uma senhora colocou uma fraldinha em cima do rostinho dele e perguntou: por que você não tampa?”, contou.

“Eu tenho a liberdade de amamentar meu filho onde eu quiser, onde ele sentir fome e onde eu me sentir à vontade. Se, no carnaval, as mulheres podem desfilar com os seios de fora, por que que a mãe não pode amamentar o filho quando ele sente vontade, se é o único alimento que ele tem até os seis meses? E espero que eventos como este sirvam para acabar com qualquer preconceito a respeito”, completou.

 

 

Evento foi marcado pela prestação de serviço

 

As mães e outros cidadãos que passavam pela praça tiveram acesso a uma série de atividades, como os shows de Lys Alexandrina e Dinho Moraes, rodas de conversa, aferição da glicemia, pintura nas barrigas das gestantes, e serviços de beleza e municipais, como o Cartão SUS, Bolsa Família e vacinação. “Achei muito interessante essa atividade e o incentivo ao aleitamento materno”, afirmou Fernanda Oliveira, que espera a chegada da primeira filha, Isadora.

 

 

Fernanda exibia com orgulho a barriga pintada durante o evento

 

Pais que apoiam a causa, como o policial Ciro Sobrinho, também marcaram presença. “Esse evento é de suma importância, porque o leite materno é essencial para a criança, tem tudo o que ela precisa para crescer saudável e forte. E temos, enquanto pais, que dar apoio para a mãe, dando todo suporte necessário. E qualquer preconceito sobre não amamentar em público não tem nada a ver”, reforçou.

 

 

“Temos, enquanto pais, que dar apoio para a mãe”, reforçou o policial Ciro Sobrinho, ao lado da esposa Viviane e do filho, Tito

 

 

A Hora do Mamaço encerrou a edição 2018 do Agosto Dourado, que conscientizou ao longo do mês pessoas das zonas urbana e rural da cidade acerca da importância do aleitamento materno. “Fechamos com chave de ouro esse Agosto Dourado, evento que é uma quebra de paradigmas, é um grito pelo aleitamento, pelo leite materno – melhor alimento que pode ser dado para um filho. A parceria que fizemos com secretarias municipais e com a comunidade de Vitória da Conquista está e vai continuar dando certo”, salientou o diretor da Fundação de Saúde, Felipe Bittencourt.

 

 

Prefeito e equipe de governo prestigiaram o evento

 

Mais melhorias – E neste sentido, o prefeito Herzem Gusmão, que esteve presente no evento com sua equipe de Governo, reforçou que a busca da Administração Municipal por mais melhorias que beneficiem o Hospital seguem como um dos principais compromissos desta gestão. “Fiquei surpreso com a forma como encontramos o Esaú ao assumirmos a administração – ele estava esquecido, com 48 pontos de goteira. Hoje, o Esaú está sendo um exemplo para todos nós. É uma alegria muito grande. E vamos avançar mais! Na próxima semana, vamos retomar uma agenda no Ministério da Saúde para, entre outros assuntos, colocar a Fundação de Saúde 100% SUS, o que vai resolver muitos problemas”, assegurou o prefeito.

 

 

Participantes se reuniram nas escadarias da Catedral Nossa Senhora das Vitórias para celebrar o evento