Neste sábado, 01, postos de saúde ainda vacinam contra pólio e sarampo

Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo ganha mais um Dia “D”

 

 

 

80% das crianças já tomaram a vacina contra pólio e sarampo

 

Três estados já vacinaram mais de 95% das crianças de um a menores de cinco anos, mas dez estados ainda estão abaixo da média nacional. Ministério da Saúde orienta abertura de postos neste sábado

 

No dia do encerramento da campanha nacional, 80% das crianças de um a menores de cinco anos foram vacinadas contra a pólio e o sarampo em todo o país. Segundo informado no sistema, até esta sexta-feira (31), Amapá, Rondônia e Pernambuco já vacinaram mais de 95% das crianças, ou seja, atingiram a meta do Ministério da Saúde. Mas, dez estados estão abaixo da média nacional de 80% das crianças vacinadas contra as duas doenças.

 

O Rio de Janeiro continua com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Distrito Federal, Amazonas, Acre, Pará, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Apesar de terminar nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde orienta estados e municípios que não atingiram a meta, a abrir os postos de vacinação no sábado, 1º de setembro.

Como forma de estimular a procura e facilitar o acesso das crianças à vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir algumas unidades de saúde e promover um segundo Dia “D” da Campanha de Vacinação Contra Sarampo e Paralisia Infantil. A campanha termina nesta sexta-feira (31) e como reforço, diversas cidades do país vão realizar a ação. Em Vitória da conquista, algumas unidades de saúde vão participar.

 

Neste sábado, 01 de setembro, durante todo o dia, as seguintes unidades básicas vão realizar a vacinação das 8h às 17h: UBS Panorama, Policlínica Doutor Ademário Silva Santos, Cae II, Centro de Saúde Régis Pacheco, Centro de Saúde João Melo Filho, Centro de Saúde Hugo de Castro Lima e Unidade Básica De Saúde Vila America.

 

A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo que começou no último dia 23 de julho e vai até o dia 31 de agosto. Este ano, a campanha começou mais cedo no município, uma forma de buscar uma maior efetividade na cobertura vacinal das duas doenças.

 

A vacina contra poliomielite e sarampo é aplicada nas crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. Quem for aproveitar a oportunidade neste sábado, durante o segundo Dia “D”, deve lembrar de levar a caderneta de vacinação da criança.