fbpx

Seguros DPVAT reforçam necessidade de cuidados dos homens no trânsito

 

Segundo dados da Seguradora Líder, três em cada quatro indenizações pagas são para vítimas do sexo masculino

No próximo domingo, dia 12 de agosto, é celebrado o Dia dos Pais. A data é uma oportunidade importante de chamar a atenção para os cuidados no trânsito, principalmente por parte dos homens. Dados divulgados pela Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, revelam o alto índice de acidentes de trânsito envolvendo vítimas do sexo masculino. Somente em 2018, três em cada quatro indenizações pagas pelo DPVAT foram para homens. De janeiro a junho, eles representaram aproximadamente 75% dos 169 mil indenizados em todo o território nacional.

 

As motocicletas aparecem como responsáveis pelo maior número de acidentes. Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, o veículo já concentra 76% das indenizações pagas neste ano. Entre os casos fatais envolvendo motos, 88% foram com vítimas do sexo masculino. Nos sinistros com os demais tipos de veículos, os homens também são maioria: 76% nos casos de morte e 65%, de invalidez permanente.

Dados do Seguro DPVAT servem como um alerta para a importância dos cuidados no trânsito. Para os pais que costumam dirigir acompanhados dos filhos pequenos, a atenção deve ser redobrada. É preciso respeitar os limites de velocidade, não usar o celular ao volante, obedecer à sinalização e usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás. Crianças nunca devem andar na garupa de motos e devem sempre usar cadeira de segurança nos automóveis. Para os filhos jovens, valem também o aviso sobre o perigo da combinação álcool e direção e, é claro, o bom exemplo.

 

O Seguro DPVAT representa uma proteção importante aos mais de 207 milhões de cidadãos em caso de acidentes de trânsito em todo o território nacional, seja ele motorista, passageiro ou pedestre, sem considerar a responsabilidade sobre o acidente. São três tipos de coberturas: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS). O DPVAT é um seguro de caráter social, pago por todos os proprietários de veículos automotores uma única vez ao ano.