Prevenir o uso e abuso de drogas e a violência entre as crianças e jovens. Esse é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

 

Este ano, o Proerd atendeu mais de 1.300 alunos da Rede Municipal de Ensino. Destes, 294 vivem na zona rural e, nesta quarta-feira (3), participaram da cerimônia de encerramento das atividades. A programação foi realizada na Praça Central do distrito de Bate pé.

 

Além dos alunos, que entusiasmados gritavam em coro sobre a alegria de participar do programa, a formatura contou com a presença de pais, familiares, profissionais que atuam nas escolas e representantes da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Educação.

 

Segundo o Major Wellington Cirilo Costa, comandante da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar, além do importante papel social, o Proerd, por meio das ações desenvolvidas, oferece ferramentas psicopedagógicas para que as crianças digam não às drogas. “ O programa vem para mostrar às nossas crianças os prejuízos que as drogas lícitas e ilícitas trazem para a vida delas, dos jovens, dos adultos e da comunidade como um todo”, completou.

 

Presente no evento, a secretária municipal de Educação, Selma Oliveira, ressaltou que o Governo Municipal tem orgulho em participar do programa. “Esses alunos formados serão multiplicadores, repassando para amigos e familiares os ensinamentos aprendidos, lições que eles levarão para o resto da vida”.

 

Vencedora do concurso de melhor redação, a estudante Fernanda Moreira, mostrou entusiasmo durante todo o curso, que lhe proporcionou muitas informações. Premiada com uma bicicleta, a estudante declarou entusiasmada: “esse momento jamais será esquecido”.

 

Desde 2004, quando foi implantado, o Proerd atendeu 36 mil alunos em Vitória da Conquista. Texto e imagens: Secom PMVC.