Atividades especiais atraem crianças para a Biblioteca Municipal

 

 

Entre clássicos da literatura mundial, gibis, cordéis e obras infantis famosas, cerca de 30 crianças de serviços da assistência social participaram de diversas atividades na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes nesta quinta (18). Elas são atendidas pelo CRAS Nova Cidade/Praça CEUs e pela Casa de Acolhimento, ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que promovem a formação, a proteção, a garantia de direitos e o fortalecimento de vínculos familiar e comunitário.

 

“Quando a gente soube que teria a programação, decidimos trazê-los para conhecer a biblioteca, que a maioria não conhece”, afirma a educadora social da Casa de Acolhimento, Ivana Aparecida. “Estão gostando muito da visita, cada um com suas particularidades, mas é muito importante pelo aprendizado que esse momento proporciona”.

 

Para a professora do Cras, Juciléia Costa, proporcionar às crianças esse tipo de atividade é como “mostrar um novo mundo”. “Para eles isso é uma novidade, isso pode abrir novos horizontes. Saber que existe um mundo diferente, uma realidade diferente daquilo que eles vivem na rotina, serve também para despertar a fantasia, pois alguns delas não sonham, não têm perspectivas de futuro, isso aqui é uma possibilidade de crescimento”, acredita.

 

Durante toda esta semana, a biblioteca recebeu visitas de grupos vindos de escolas, creches e instituições sociais para participarem de atividades diversas, dentro da programação da Semana da Criança. Elas ouviram histórias, assistiram a filmes de animação, conheceram a estrutura da biblioteca e brincaram com os personagens que pareciam ter saído dos livros.

 

“Temos buscado reaproximar as crianças da biblioteca, esse espaço existe, mas as crianças não vêm mais à biblioteca. Esse é um lugar onde elas são bem recebidas, onde têm a liberdade para escolher o que vai ler, o que quer fazer e precisam entender que esse é um espaço multicultural”, destaca o gerente da Biblioteca , Yuri Hatgivagiannis, afirmando que estas atividades oportunizam isso.

 

Ao longo desta semana, mais de 200 crianças já visitaram o espaço. A programação da Semana da Criança termina nesta sexta (19 de outubro). Texto e imagem: Secom PMVC