fbpx

Esaú Matos realiza mutirão de testes de triagem neonatal

 

 

 

O Hospital Municipal Esaú Matos realiza nos próximos dias 20 e 27 de outubro um mutirão de testes da triagem neonatal. Serão disponibilizadas aproximadamente 170 vagas, distribuídas para os testes da orelhinha, do coraçãozinho, da linguinha, do olhinho e o BERA (exame que analisa a integridade das vias auditivas nervosas).

 

Os exames permitem identificar disfunções que podem comprometer o desenvolvimento correto dos recém-nascidos. E quanto mais cedo diagnosticadas, melhores são as chances de tratamento.

 

Serão atendidos recém-nascidos não só de Vitória da Conquista, mas também dos municípios pactuados com o hospital. Para tanto, o mutirão será realizado em parceria com o Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) – ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

 

Fonoaudiólogos do Cemerf vão reforçar a equipe de atendimento do mutirão, que contará ainda com otorrinolaringologista, enfermeira e técnicos de enfermagem.

 

Mas, atenção! Para ser atendido no mutirão, é necessário que o paciente agende previamente a consulta por meio do telefone (77) 3420-6206 ou presencialmente no Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) do Esaú Matos ou no Cemerf (Avenida Olívia Flores, nº 3000, Candeias).

 

Os agendamentos devem ser feitos com antecedência. No momento da consulta, além dos documentos pessoais, deve ser apresentada a solicitação de procedimento para a triagem emitida pelo hospital em que o bebê nasceu.