fbpx

Saldo positivo: OAB Conquista conclui “Projeto Fóruns Itinerantes”

 

Depois de 1.287 km percorridos pelas nove comarcas sob jurisdição OAB Subseção Vitória da Conquista, a caravana do “Projeto Fóruns Itinerantes” concluiu suas atividades nas cidades de Planalto, Poções, Anagé e Barra do Choça.

 

Os Fóruns exploram principalmente as novas vertentes e tendências do direito, buscando ampliar e otimizar a atuação dos profissionais, tratando de temas ligados ao exercício em cada localidade.

 

O presidente da OAB Vitória da Conquista, Dr. Ubirajara Ávila, fez um balanço do projeto: “Estou completamente realizado com a conclusão do Projeto Fóruns Itinerantes. Agora é executar as ações que cabem à OAB em defesa da advocacia nessas localidades. Esse contato foi essencial para entendermos as dificuldades enfrentadas pelos colegas para que a Ordem possa atuar no sentido de fomentar o desenvolvimento da nossa profissão nessas Comarcas. Temos muito a fazer, principalmente onde não se tem juízes e promotores titulares. Continuaremos com as cobranças para que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia resolva essas questões, exigindo ainda efetividade e celeridade na prestação jurisdicional, pois a situação em alguns lugares é tão caótica que a sobrevivência digna dos advogados e advogadas está em risco, e não podemos concordar com isso. Queremos apenas uma Justiça rápida e de qualidade, esse é um direito do cidadão.”

 

Em todos esses locais, representantes da Câmara de Conciliação Mediação e Arbitragem – CCMA, apresentaram o funcionamento da Câmara, destinando uma turma para o desenvolvimento mutirões para que possam ser dirimidos conflitos judicializados e que não encontram desfecho célere junto ao Poder Judiciário.

 

Junto à coletividade, por exemplo, nas instituições públicas de ensino, foram realizadas edições do projeto OAB vai à Escola, que tem o objetivo de conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância da ética, dos direitos humanos, da cidadania, defesa da mulher, dentre outros temas de relevância social. Integrantes da Caravana promoveram palestras e debates. Em todos os colégios percorridos os alunos ficaram atentos e muito animados com a presença de representantes da OAB em sua escola e puderam ouvir também sobre acessibilidade, compartilhando momentos de interação e alegria.

 

Os Delegados da OAB nas Comarcas em Planalto, Ligia Moitinho, em Poções, Márcio Mirada, em Anagé, Adilson Soares e em Barra do Choça, Elane Viana, ressaltaram a importância do Projeto para a advocacia de cada localidade, especialmente por promover maior integração entre os profissionais com a OAB e também com a Comunidade.

 

O trabalho desempenhado pela Comissão da Pessoa com Deficiência e Ações Sociais juntamente com a Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem contribuiu presencialmente com o aprimoramento profissional auxiliando ainda a integração social, no sentido de fortalecer a atuação da OAB nas comunidades.

 

Concluiu o presidente Ubirajara Ávila falando ainda da importância da OAB estar próxima daqueles que militam nessas localidades, de modo que a troca de experiências e o cumprimento da sua missão institucional, sobretudo na defesa das prerrogativas profissionais, demonstram a relevância do projeto que, certamente, será realizado constantemente pela Subseção.