Começa o Festival de Teatro do interior em Vitória da Conquista

                                                                                                                               Espetáculo “Pariré”, premiado na edição de 2017 do Festival

 

A noite desta terça-feira (20) foi de reencontro para os conquistenses amantes do teatro. A companhia Operakata voltou aos palcos da cidade com o espetáculo “Pariré”, na cerimônia de abertura da III edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia, que acontece pela primeira vez em Vitória da Conquista, até o próximo sábado (24).

 

“Esse reencontro já era algo que a gente estava na espera, uma angústia já. Vemos aqui como uma possibilidade de reaproximação e de estreitar esse laço. Esse é um ponto inicial de uma retomada. Conquista tem um grande potencial de produção artística e uma galera sedenta por isso”, avalia a atriz Kécia Prado, após a apresentação, ovacionada pelo público que lotou o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

 

Além de promover o reencontro, o Festival traz para a cidade quatro espetáculos, vindos de outras cidades do interior: Paulo Afonso, Jequié, Lauro de Freitas e Feira de Santana. Antes de Conquista, o festival aconteceu em Porto Seguro e Camaçari, onde três espetáculos conquistenses se apresentaram: “Klaxon em Flor”, “Silêncio – Autoacusação” e “Solo Compartilhada”.

“A gente recebe centenas de inscrições todas as vezes que abrimos o edital do Festival, dos lugares mais variados, de norte a sul, leste e oeste. É uma riqueza muito grande na produção teatral dentro do Estado e a nossa tentativa é para resgatar isso e evidenciar através do Festival que é uma grande vitrine. A gente vê uma qualidade muito grande nos espetáculos apresentados”, destaca o ator e diretor teatral Fernando Marinho, responsável pela curadoria do festival.

 

Em Conquista, o festival presta homenagens ao teatrólogo Carlos Jehovah; ao coletivo Olaria, com exposição dedicada à memória do ator e diretor Roberto de Abreu Schettini; e à própria Cia Operakata, que completou 16 anos nesse ano. O Festival de Teatro do Interior da Bahia é realizado pelo Polo Cultural Marketing e Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.

 

“A Prefeitura de Vitória da Conquista tem como marca a valorização da cultura, prova disso é que a Secretaria de Cultura está sempre apoiando iniciativas como o Festival de Teatro do Interior da Bahia. Temos um público jovem que valoriza esse tipo de atração e a forma de estarmos mais próximos desse público é também apoiando esse tipo de iniciativa”, afirma a secretária interina de Cultura, Geanne Oliveira.

 

Confira a programação do Festival aqui.

 

 

                                                                                                         Representantes do governo municipal prestigiam cerimônia de abertura