fbpx

A Voz do Muro: novo painel homenageia Jorge Melquisedeque

 

A arte do grafiteiro Cristiano Vilarino, o Tiano, volta a ocupar um novo espaço em Vitória da Conquista, homenageando um conquistense, entusiasta da arte cinematográfica. O rosto de Jorge Melquisedeque já está estampado no muro do Colégio Luís Eduardo Magalhães, próximo de onde ele morava, e pode ser visto por quem passa pela movimentada Av. Olívia Flores, provocando saudades em quem o conhecia.

 

Ele é mais um painel do projeto “A Voz do Muro”, que já homenageou nomes como Lêda Nova, Altino Araújo, Dona Dió, Cajaíba e Miguel Côrtes. O novo grafite relembra a trajetória do conquistense Jorge Luiz Melquisedeque da Silva, nascido em 23 de abril de 1953 e assassinado há 17 anos, no dia 4 de novembro, aos 48 anos.

 

Realizador de diversos eventos na cidade, como a Semana de Cultura Regional e o Projeto Universitário, Melquisedeque foi também um dos primeiros funcionários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, onde criou e coordenou o projeto Janela Indiscreta Cine-Vídeo e a Produtora Universitária de Vídeo – PróVídeo. Foi escritor, cantor, roteirista, publicitário, videomaker, agitador cultural e cinéfilo apaixonado, o que o tornou referência para a região quando o assunto era a sétima arte.

 

Também integrou o movimento literário Geração Mimeógrafo, na década de 1970, sendo precursor da poesia marginal na cidade.

 

Apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Governo do Estado, o projeto “A Voz do Muro” tem como principais objetivos dar maior visibilidade aos artistas do grafite, trazendo a cultura da periferia para os centros comerciais da cidade e homenagear personalidades da história conquistense, para que possam ser lembradas diariamente por quem transita por Conquista.