Estudantes de escolas estaduais contemplados no Eco Kids e Eco Teens


 Estudantes do Colégio Estadual José Sá Nunes e do Instituto de Educação Euclides Dantas, localizados em Vitória da Conquista, foram premiados juntamente com estudantes de mais quatro escolas da cidade, nesta terça-feira (27), no concurso de Histórias em Quadrinhos do projeto Eco Kids e Eco Teens, promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Os estudantes produziram histórias em quadrinhos, tirinhas e charges que foram incluídas no gibi temático ambiental ‘Eco Gibi’, lançado no evento realizado no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Ao todo, foram premiados 18 projetos, de 43 estudantes.

 

 

O diferencial do jornal Eco Kids e Eco Teens é que os próprios alunos são os autores dos conteúdos. Com a publicação, busca-se fazer com que o estudante leia frequentemente sobre o meio ambiente, em linguagem acessível, em produções voltadas para a sua faixa etária, com a possibilidade de ser leitor-autor, o que contribuirá para torná-lo mais um ator social de defesa do meio ambiente.

 

 

No Colégio Estadual José Sá Nunes foram selecionadas as produções criativas ‘Coisa de outro mundo’; ‘Melocactus’ e ‘Esperença’. Já no Instituto de Educação Euclides Dantas, as obras escolhidas foram ‘Serra do Periperi: Melocactus’ e ‘Zé Piripiri Fradinho em: salve o Melocactus’. O estudante Gustavo Oliveira Alves, 16, 1° ano, do Colégio Estadual José Sá Nunes, criou a charge ‘Serra do Piripiri: Melocactus’, juntamente com sua colega Ingrid Rodrigues de Souza, 17. Eles conquistaram o 1º lugar de sua escola. “Nosso objetivo foi retratar a preservação do Melocactus que é uma espécie de cacto nativa da nossa região. Estamos muito felizes com esta premiação”, comemorou.

 

 

As estudantes Suelen Santos Sousa, 16, e Sara Mota Cerqueira, 16, do 2º ano, no Instituto de Educação Euclides Dantas, também comemoram o segundo lugar pela charge ‘Esperança’. “Nossa charge mostra uma raiz de árvore brotando em um local onde todas as outras árvores foram derrubadas e ela se pergunta se terá o mesmo destino ou se será preservada. Ter nossa charge publicada neste gibi é muito gratificante para nós”, revelou Suelen.

 

 

Todos os alunos classificados, com idade entre 8 e 17 anos, receberam troféus, medalhas e também brindes, que foram oferecidos por patrocinadores externos em apoio à proposta. Além das duas unidades da rede estadual, também participaram a Escola Monteiro Lobato e as Escolas Municipais Antônio Machado Ribeiro, Francisco Antônio de Vasconcelos e Professora Iza Medeiros.

Texto e fotos: Fabiana Lacerda
Assessoria de Comunicação NTE 20