A equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na manhã desta terça-feira (27) os oito médicos que vão substituir os profissionais de Cuba que saíram do Programa Mais Médicos em Vitória da Conquista. A contratação desses novos médicos se deu através de um edital que foi lançado pelo Ministério da Saúde, em caráter de urgência, depois que Cuba anunciou que deixaria o programa.

 

Segundo o coordenador médico da Atenção Básica, dr. Danilo Ladeia, são duas médicas e seis médicos novos que serão encaminhados às unidades de saúde em que os cubanos atuavam. “Vitória da Conquista tem uma visibilidade muito grande na nossa região, então as vagas foram preenchidas de uma forma bem rápida”, explicou. Sobre toda esta mudança e a substituição dos médicos, o coordenador afirma que não houve nenhum tipo de transtorno e que as unidades não ficaram descobertas: “nestas vagas não tivemos nenhum tipo de prejuízo. Os médicos cubanos finalizaram suas atividades na semana passada e os novos já iniciam esta semana”.]

 

 

Um dos profissionais que foram recepcionados na Secretaria de Saúde é dr. Osvaldo Souza Soares Júnior, que já atuou na Atenção Básica na cidade de Barra do Choça. “As expectativas que temos são as melhores. Eu tive uma formação muito voltada para a Atenção Básica em que eu, particularmente, gosto muito de trabalhar, com as comunidades mais carentes da assistência médica”, explicou.

 

Sobre o Mais Médicos em Vitoria da Conquista – Atualmente, 26 profissionais atuam no município por meio do programa. Destes, oito eram médicos cubanos. Seis deles trabalhavam na zona rural, nos distritos de Lagoa Formosa, Capinal, Bate Pé, Cercadinho, Inhobim e São Sebastião. Os outros dois trabalhavam nas unidades de saúde dos bairros Pedrinhas e Nossa Senhora Aparecida, na zona urbana. Texto e fotos: Secom PMVC.