fbpx

Comissão de Saúde da Câmara visita Hospital IBR

Imagem Comissão de Saúde da Câmara visita Hospital IBR, primeiro habilitado para transplantes cardíacos na Bahia

A presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Viviane Sampaio (PT) realizou, na manhã desta terça-feira, 11, uma visita, em nome da comissão por ela presidida ao Hospital IBR. A visita faz parte do cronograma programado pela comissão à rede conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Vitória da Conquista. Líder da Bancada de Oposição na Câmara, o vereador Valdemir Dias (PT), acompanhou a atividade da Comissão de Saúde.

 

 

Na visita, a superintendente do hospital, Valéria Tupi falou sobre a habilitação do IBR para a realização de transplantes cardíacos, sendo o primeiro Hospital baiano a já reunir condições para realizar o procedimento, restando apenas a assinatura do contrato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para que os transplantes possam ser realizados na unidade.

 

Para a presidente da Comissão de Saúde a habilitação do IBR para a realização de transplantes cardíacos é um marco positivo para toda a Bahia. “Extremamente positivo para Vitória da Conquista e para a Bahia porque é um gargalo que se tem no estado da Bahia, os transplantes cardíacos. Os pacientes que necessitam são encaminhados para São Paulo ou para o Rio de Janeiro, ou para outros estados. O IBR está habilitado pelo Ministério da Saúde, está em fase de contratualização com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e vai trazer mais esse serviço”, explica Viviane Sampaio.

 

A parlamentar aponta ainda que Vitória da Conquista, com essa habilitação, se fortalece enquanto cidade referência em procedimentos de alta complexidade. “Consolida Vitória da Conquista como referência em alta complexidade no interior da Bahia. O Sistema Único de Saúde precisa cada vez mais avançar e prestar um atendimento de qualidade aos seus usuários”, disse Viviane.

 

Atualmente, o Hospital IBR já possui Unidade de AVC, Cardiovascular (que realiza mensalmente 60 cateterismos e 30 cirurgias cardíacas, em média), Neurocirurgia e Unidade Endovascular, que realizam atendimentos pelo SUS. Desde o mês de outubro o hospital já conta com leitos de Unidade de Teratia Intensiva Pediátrica, e já está se preparando para realizar, em convênio com o Governo do Estado, cirurgias cardíacas e neurológicas pediátricas. Texto e fotos: Ascom Câmara.